Pelo menos dois mortos e 120 feridos em sismo na ilha grega de Kos

por RTP
Giannis Kiaris - EPA

Um sismo com epicentro a sul da Turquia provocou pelo menos dois mortos na ilha grega de Kos. Há ainda registo de centenas de feridos e de danos estruturais em vários edifícios, nomeadamente no porto da ilha. O sismo teve magnitude superior a seis na escala de Richter, tendo já sido registadas mais de 20 réplicas.

De acordo com um balanço feito de madrugada pelas autoridades gregas, 120 pessoas ficaram feridas. "Dois ou três feridos ficaram em estado grave e foram submetidos a intervenções cirúrgicas", disse Giorgos Halkidios, funcionário do governo regional de Kos.

O mesmo responsável disse que os feridos encontravam-se num edifício que ruiu.

O sismo, registado às 01h31 (23:31 de quinta-feira em Lisboa), causou danos estruturais em edifícios antigos. Danos menores - fissuras em edifícios, janelas partidas e lojas destruídas - foram generalizados, de acordo com as autoridades da cidade.

"O resto da ilha não tem problema. É apenas a cidade principal que tem problemas", disse o presidente da câmara de Kos, Giorgos Kyritsis, à imprensa grega.

"Os edifícios afetados eram principalmente antigos e foram construídos antes da introdução das regras de construção antissísmica", acrescentou. Os serviços de ferry foram suspensos devido a estragos no porto principal de Kos, onde um forte do século XIV também foi danificado.
Epicentro junto à Turquia
O epicentro do sismo foi registado a dez quilómetros a sul de Bodrum na Turquia e a 16 quilómetros da ilha de Kos. O hipocentro situou-se a dez quilómetros de profundidade, indicou o instituto geológico dos Estados Unidos.



O USGS indicou que a magnitude do sismo foi de 6,7 na escala aberta de Richter. O Observatório de Atenas registou uma magnitude de 6.

O sismo foi fortemente sentido nas costas ocidentais turcas e sobretudo na localidade de Bodrum. As autoridades turcas disseram que o sismo teve magnitude de 6,3, tendo sido registadas mais de 20 réplicas.

Em Bitez, uma cidade turística a cerca de seis quilómetros a oeste de Bodrum, o sismo levou moradores assustados a correr pelas ruas. Os hóspedes de um hotel passaram a noite na rua, em camas improvisadas, de acordo com um jornalista de agência noticiosa Associated Press (AP) no local.

Segundo a estação de televisão NTV, mais de 80 pessoas foram hospitalizadas na Turquia na sequência deste sismo. A maioria foi transportada para o hospital de Bodrum, junto ao Mar Egeu.

Os feridos estão a receber tratamento no jardim do hospital por receio de que eventuais réplicas possam atingir as instalações hospitalares provocando mais vítimas, disse o governador da cidade costeira de Bodrum, Bekir Yilmaz ao jornal turco Hurriyet.

A Grécia e a Turquia estão situadas numa zona de grande atividade sísmica.

c/ Lusa
Tópicos
pub