Perda de Mariupol atinge moral das tropas ucranianas

por Antena 1

Reuters

A perda da cidade portuária de Mariupol, no sul da Ucrânia, para as forças russas constitui um rude golpe para a moral do exército ucraniano e as populações da região, apesar das vitórias noutros pontos do país.

No complexo de Mariupol continuam soldados ucranianos. O presidente Volodymy Zelensky refere que as negociações prosseguem para a retirada destes militares.

Entretanto, ainda não se sabe o futuro dos soldados ucranianos que já foram resgatados pelo exército russo do complexo siderúrgico de Mariupol.

O Kremlin garantiu que vai tratar os combatentes de acordo com as normas do Direito Internacional, mas recusa dizer se vão ser tratados como prisioneiros ou criminosos de guerra. E nada diz sobre uma possível troca.

A Amnistia Internacional afirma estar com "sérias preocupações" em relação aos soldados retirados da Azovstal. A organização diz ter documentado, nas últimas semanas, “execuções sumárias” de prisioneiros pelas milícias pró-russas no Donbass e também “execuções extrajudiciais” de civis ucranianos por forças russas.

A enviada especial à Ucrânia Cândida Pinto descreve os últimos desenvolvimentos do teatro de guerra.
pub