Petroleiro iraniano já chegou a porto da Venezuela

por Alexandre Brito - RTP
Imagem do petroleiro iraniano no porto venezuelano Twitter Tareck El Aissami

O primeiro de cinco petroleiros iranianos que estão a transportar combustível para a Venezuela já atracou. Vai abastecer a refinaria venezuelana de El Palito.

A Venezuela, que é um país produtor de petróleo, vive momentos políticos conturbados, internos, mas também pressões externas, em particular dos EUA.

As dificuldades existentes, de há longa data, levaram o Irão a transportar petróleo para o país. Uma situação mal recebida pelos norte-americanos, mas que não conseguiram impedir a chegada a bom porto.

O Irão vai abastecer a Venezuela com 1.53 milhões de barris de gasolina e componentes para refinação.

O primeiro desta sequência, o petroleiro Fortune, atracou em El Palito às 01h00 locais.

Já o segundo petroleiro, Forest, está a ser patrulado por militares venezuelanos em águas territoriais do país. Há ainda nesta altura um terceiro petroleiro, o Petunia, que está próximo das Caraíbas.

Um elemento da administração de Donald Trump afirmou que Washington estava a considerar uma resposta a estes transportes. Fonte do Pentágono afirmou no entanto à Reuters que não está a par de qualquer movimentação militar contra os petroleiros no mar.

A ajuda iraniana chega numa altura em que a Venezuela debate-se com graves problemas de falta de combustíveis devido à pouca capacidade do país de refinação. A importação de petróleo tem sido igualmente dificultada devido às sanções norte-americanas.

E se, depois da chegada destes petroleiros, dos EUA pouco ou nada se ouviu, responsáveis venezuelanos classificaram o transporte como uma vitória contra as sanções dos EUA.

A Oposição venezuelana afirmou entretnato que estes carregamentos vão muito provavelmente servir os militares e indivíduos com ligações próximas ao poder. 

Ou seja, o povo continuará com dificuldades no acesso aos combustíveis.

C/ agências
Tópicos
pub