PM timorense reitera empenho no consenso, diz que programa foi discutido amplamente

por Lusa

Díli, 18 out (Lusa) - O primeiro-ministro timorense disse hoje que o Governo continua a procurar "entendimento e consenso" e que o programa do executivo, no parlamento desde segunda-feira, foi amplamente debatido e enviado para líderes políticos e religiosos do país.

"Enviei cópias para as lideranças partidárias e para os três bispos, falei com eles e com várias instituições, como gesto de procurar participação, colaboração, propostas de todos", disse Mari Alkatiri no parlamento.

O chefe do Executivo disse que enviou mesmo versões preliminares e a final para Xanana Gusmão, o presidente do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRTI), o maior partido da oposição, no intuito de conseguir um texto abrangente.

"O Governo não é um Governo para impor, mas procurar entendimento e consenso. Esta casa [o parlamento] não é só para confrontação mas para procurar entendimento, procurar consenso. A democracia não é só para procurar confrontação", disse.

"Este não é um programa dos militantes da Fretilin e do PD [Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente e Partido Democrático, que integram a coligação do Governo], mas é da nação, de todo o povo", acrescentou.

Mari Alkatiri disse que o seu Governo quer "introduzir e implementar um estilo novo de governação. "Queremos incluir", sublinhou.

Depois "da confrontação" das primeiras legislaturas, os líderes aprenderam e na terceira legislatura "procuraram o entendimento" que deve agora "ser reforçado" na quarta legislatura, afirmou Alkatiri.

"Se fizemos isso na terceira legislatura, vamos continuar na quarta. Temos que consolidar o que foi feito até aqui", disse.

Minoritário, o Governo liderado por Mari Alkatiri pode enfrentar moções de rejeição da oposição maioritária o que, no caso de duas consecutivas, poderá levar à queda do Executivo.

Tópicos
pub