Podemos "em choque com suspensão da democracia"

por Lusa

Madrid, 21 out (Lusa) -- O secretário para a Organização do Podemos, Pablo Echenique, disse hoje que o partido está "em choque" perante "a suspensão da democracia na Catalunha", afirmando-se convicto que esta região "continuará a fazer parte de Espanha".

"Estamos em choque pela suspensão de democracia não só na Catalunha mas no conjunto de Espanha, porque a Catalunha faz parte de Espanha e continuará a fazer", declarou, falando logo a seguir ao presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, que anunciou as medidas decididas pelo executivo de Madrid em relação à Catalunha.

Echenique acusou o Partido Popular (no Governo) de "tentar empurrar a Catalunha para fora" de Espanha.

O Podemos, afirmou, "continua a aspirar retirar Mariano Rajoy [do poder], um presidente pirómano do Governo de Espanha".

A direção deste partido vai reunir-se para decidir as próximas posições.

O Governo espanhol decidiu hoje assumir a gestão corrente do executivo regional da Catalunha, o que inclui a competência de dissolver o parlamento regional e convocar eleições no prazo de seis meses.

As medidas foram acordadas entre o executivo de Madrid, o PSOE (líder da oposição ao Partido Popular, no governo) e com o Cidadãos.

Tópicos
pub