Polémica em pandemia. Obama prepara festa dos 60 anos com 475 convidados

por Graça Andrade Ramos - RTP
Barack Obama, ex-Presidente dos EUA DR

O ex-Presidente norte-americano festeja 60 anos no próximo dia 4 de agosto e convidou quase 500 pessoas para a festa, quando o aumento generalizado de casos de Covid-19 devido à velocidade de contágio da variante Delta está a alarmar as autoridades. Os responsáveis norte-americanos têm sublinhado precisamente o perigo de grandes reuniões, mesmo para as pessoas vacinadas.

A celebração do sexagésimo aniversário de Obama deverá ter lugar no próximo fim-de-semana, no exterior da sua propriedade de 12 hectares, com frente privada de mar, em Martha’s Vineyard, no Estado de Massachussets, revelou o website Axios.

Todos os convidados deverão apresentar provas de vacinação e um teste negativo para Covid-19. Nada foi dito quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras. Entre os 475 convidados estão Oprah Winfrey, George Clooney e Steven Spielberg. Pelo menos 200 empregados irão servir a festa. Números que estão a provocar indignação.

Apesar de se localizar numa área de baixo risco, a casa de Obama, avaliada em 17 milhões de dólares, é vizinha de Provincetown, onde ocorreu um surto de Covid-19 entre pessoas vacinadas, provocado pelas celebrações do Dia de Independência a 4 de julho.

O estudo do caso levou à descoberta de que as pessoas com vacinação completa são tão suscetíveis ao contágio com a variante Delta como as não vacinadas, o que levou Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, CDC, a recomendar a utilização de máscaras dentro de portas nas áreas com risco “elevado” ou “substancial” de infeção.

Apesar de não terem sido impostas diretivas oficiais quanto a reuniões no exterior, Francis Collins, diretor do Instituto Nacional de Saúde sublinhou domingo o perigo de grandes festas, que deveriam ser evitadas, devido ao aumento de infeções nos Estados Unidos.

“Se falamos de uma festa pequena, como a que eu poderia dar em minha casa para seis ou oito pessoas que estão completamente vacinadas, não acredito, neste momento, que necessitemos de usar máscaras se estivermos junto uns dos outros”, referiu Collins na CNN. “Mas se houver 100 pessoas, como é que se consegue realmente ter certezas sobre o status de vacinação de todas?”.

O casal Obama, Barack e Michelle, tem sido grande defensor da vacinação e promete cumprir à risca as recomendações do CDC quanto à pandemia durante a festa. A revista People, contactada por assessores do ex-Presidente, referiu que um profissional médico estará presente durante toda a celebração para garantir que os protocolos de segurança serão seguidos.

Barack Obama pede ainda que, em vez de prendas, os convidados doem dinheiros às obras de caridade que patrocina.

O Presidente Joe Biden, que foi vice de Obama e que tem apelado à vacinação, não irá à festa.

Um porta-voz da Casa Branca comentou no website Axios que, “apesar de ser impossível ao Presidente Biden estar presente este fim-de-semana, ele prevê estar em breve com o antigo Presidente Obama e dar-lhe as boas-vindas calorosamente ao clube dos 60”.

Para muitos, a festa de Obama é simplesmente inconcebível e falam em dois pesos e duas medidas para os ricos e para o resto das pessoas."Alguém não recebeu o memorando! Regras para os outros não para mim!" ironizou um internauta.



"A classe governante NUNCA cumpre as regras que só se aplicam aos mais pequenos", escreveu outro, recordando um episódio marcante: o funeral de John Lewis cheio de pessoas, quando ele próprio não tinha sido autorizado a ter familiares e amigos no funeral da mulher.

A variante Delta está a ser responsável por um aumento de casos de Covid-19 em quase 90 por cento das jurisdições norte-americanas.
pub