Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Polícia brasileira desmantela grupo especializado em tráfico internacional de droga

por Lusa

Agentes da Polícia Federal brasileira estão hoje a cumprir 54 mandados de prisão contra elementos de uma organização especializada no tráfico de droga a partir da Venezuela, Colômbia e Bolívia, introduzida depois no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Desde o início da manhã que estão a ser cumpridos, ainda, 81 mandados de busca e apreensão, desenrolando-se a operação nos estados de Tocantins, Goiás, Paraná, Pará, Roraima, São Paulo, Ceará e no distrito federal.

A Justiça brasileira determinou a apreensão de 47 aeronaves alegadamente usadas para transportar droga, determinou o sequestro judicial de 13 fazendas, assumindo assim a posse de propriedades com mais de 10 mil cabeças de gado bovino e o congelamento de bens e contas bancárias de cerca de 100 pessoas e empresas ligadas ao suposto grupo criminoso.

"Segundo a investigação, que teve início há dois anos, no período compreendido entre meados de 2017 e 2018, foram realizados no mínimo 23 voos transportando em média 400 quilos de cocaína cada, totalizando mais de nove toneladas", frisou a Polícia Federal num comunicado.

Além de pilotos, a organização mantinha mecânicos de aeronaves preparados para aumentar a autonomia dos voos e esconder o prefixo original dos aviões para que estes pudessem enganar as autoridades.

As investigações determinaram que a droga vinha de países como Colômbia, Bolívia, Venezuela, Honduras, Suriname e Guatemala até finalmente ser desembarcada no Brasil, Estados Unidos e países da União Europeia.

De acordo com a Polícia Federal, os investigados vão responder na Justiça pelo crime de tráfico internacional de droga, parceria para financiamento de tráfico de droga, organização criminosa e branqueamento de capitais.

No total, cerca de 400 agentes de segurança estão envolvidos na operação, que também tem o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Grupo de Patrulha Aérea militarizado do estado de Goiás.

Tópicos
pub