Polícia francesa faz buscas na sede de Marine Le Pen

por RTP
Marine Le Pen, durante uma visita ao Líbano no âmbito da sua campanha à Presidência de França, durante a qual se reuniu a 20 de fevereiro com Michel Aoun, Presidente do Líbano. Mohamed Azakir - Reuters

Agentes da polícia francesa efetuaram buscas esta segunda-feira na sede de campanha presidencial da líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, em Paris ocidental.

As buscas estão relacionadas com o alegado uso fraudulento de fundos comunitários para pagar a membros da sua equipa partidária.

A Frente Nacional, FN, reagiu e aponta o dedo a manobras de interferência com fins eleitorais.

"Parece uma operação mediática cujo objetivo é desestabilizar o curso da campanha presidencial", referiu a FN em comunicado.

O Parlamento Europeu, PE, acusou Marine Le Pen de, enquanto líder da Frente Nacional, ter pago membros da sua equipa partidária com fundos da União Europeia durante a legislatura 2011-12.

As regras da UE determinam que os fundos sejam usados apenas para pagar a assistentes de deputados.
Investigação do PE
Em março de 2015 o orgão do PE responsável pelo combate à fraude investigou as condições de pagamento dos salários de 20 membros da equipa parlamentar da FN, cujos nomes constavam igualmente das listas do partido.

Na altura da investigação o departamento anti-fraude tinha passado para a alçada do presidente do PE, Martin Schulz.

Na sexta-feira Le Pen desmentiu o relatório do mesmo departamento, dizendo que, ao contrário do que este mantém, nunca reconheceu que pagou a um guarda-costas como se fosse seu assistente parlamentar, ou seja, nunca criou empregos fictícios para usar fundos da UE para pagar salários.

Em meados de dezembro passado, a procuradoria de Paris pegou no dossier.

No comunicado sobre as buscas desta segunda-feira, a Frente Nacional faz notar que estas foram as segundas buscas no âmbito das mesmas investigações.

"Pela segunda vez realizaram-se buscas neste mesmo local e com as mesmas suspeitas, o que confirma que as primeiras buscas foram infruntíferas", refere o texto.
Le Pen à frente
Uma nova sondagem publicada esta segunda-feira revela que a líder da FN ganhou algum terreno face aos seus mais diretos rivais à presidência de França, o candidato da direita François Fillon, e o independente e ex-ministro socialista Emmanuel Macron.

A sondagem da Opinion Way mostra que Le Pen irá ganhar facilmente, com 27 por cento dos votos, a qualquer um dos outros quatro candidatos, na primeira volta a 23 de abril.

A lider da FN deverá assim disputar a segunda volta, a 7 de maio, seja contra Fillon seja contra Macron. A mesma sondagem mostra que, então, Le Pen perde para qualquer um deles.

Macron obteria 58 por cento contra 42 por cento de Le Pen, ao passo que Fillon seria eleito com 56 por cento contra 44 por cento de Le Pen.

A líder da Frente Nacional está no Líbano, numa ação de campanha, tendo-se reunido com o Presidente libanês Michel Aoun e com o primeiro-ministro do Líbano Saad al-Hariri.
pub