Política externa do Reino Unido vai mudar se trabalhistas ganharem eleições, afirma líder da oposição

por Lusa

Londres, 25 mai (Lusa) -- O líder da oposição do Reino Unido, o trabalhista Jeremy Corbyn, prometeu que se vencer as eleições legislativas no próximo mês vai mudar a política externa do país e acabar com a designada "guerra ao terror".

Corbyn vai discursar na sexta-feira, altura em que sustentará que as intervenções militares desde 2001 não apenas falharam em acabar com a ameaça dos ataques violentos, como a agravaram.

O Partido Trabalhista divulgou antecipadamente extratos do discurso de Corbyn, no qual promete "mudar o que se faz lá fora".

Corbyn vai explicar que especialistas dos serviços de informações e do setor da segurança "apontaram para as ligações entre as guerras que o governo (britânico) tem apoiado ou combatido em outros países e o terrorismo aqui em casa", no Reino Unido.

O discurso vai inflamar um debate tenso sobre se o envolvimento militar britânico no Afeganistão, no Iraque e na Líbia ajudou a alimentar a violência extremista.

A campanha eleitoral para as eleições parlamentares britânicas, que tinha sido suspensa depois do atentado em Manchester, na segunda-feira, vai recomeçar na sexta-feira.

Tópicos
pub