Portugal e a Rússia mantêm relações diplomáticas há 240 anos

| Mundo
Portugal e a Rússia mantêm relações diplomáticas há 240 anos

A ver: Portugal e a Rússia mantêm relações diplomáticas há 240 anos

A relação tem sobrevivido a crises diplomáticas internacionais e à crescente tensão entre a Rússia e a NATO.

Numa complicada conjuntura internacional, Moscovo e Lisboa têm mantido relações bilaterais exemplares.

Nos dois últimos anos, Moscovo aprovou dois candidatos portugueses - António Guterres e António Vitorino - para altos cargos dirigentes nas Nações Unidas.

O Kremlin hospedou uma exposição dedicada à história dos descobrimentos portugueses, visitada por mais de cem mil turistas.

Ainda no Kremlin, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu um acolhimento visivelmente simpatizante da parte de Vladimir Putin.

E essa simpatia carateriza também os contatos entre os russos e os portugueses comuns, quer na política, quer no turismo e negócio. Moscovo vê Portugal com bons olhos.

A informação mais vista

+ Em Foco

Milícias separatistas apoiadas e armadas pelos Emirados Árabes Unidos tomaram a capital do sul, reforçando a sua posição face aos antigos aliados sauditas.

    Dois anos depois do grande incêndio de Pedrógão, a floresta continua por ordenar e o Governo conta com pelo menos uma década para introduzir as mudanças necessárias.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.