Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Portugal na "linha da frente" na questão da neutralidade carbónica

por RTP

Francisco Ferreira, presidente da associação Zero, considera que Portugal está na vanguarda na questão da neutralidade carbónica. No final de fevereiro, o país irá acolher uma cimeira sobre investimentos que terão de ser feitos à escala global para que a área dos transportes seja "mais amiga do ambiente".

O responsável salienta ainda o sinal "tremendo" deixado pelo Banco Mundial, que se comprometeu em Paris, na conferência One Planet, em deixar de investir em projetos que apoiem a exploração de petróleo e de gás.

Francisco Ferreira refere ainda que vários países aumentaram os seus apoios financeiros aos países em desenvolvimento que sofrem com as alterações climáticas.

O presidente da associação Zero salienta que estas mudanças acontecem "sempre aquém" do que seria desejável, isto porque "o clima muda sempre mais depressa que as negociações", mas ainda assim reconhece que esta cimeira trouxe "um conjunto de boas notícias".

Sobre a posição dos Estados Unidos, Francisco Ferreira considera que a saída do acordo de Paris e a inação perante as alterações climáticas é "irracional" e salienta a necessidade de intensificar a cooperação internacional.
pub