Portugal reafirma compromisso de continuar a apoiar Timor-Leste.

por Lusa
Em tempo de pandemia Portugal continua a prestar apoio estratégico a Timor-Leste

Portugal reafirmou esta semana o compromisso de continuar a apoiar Timor-Leste, adaptando os programas de cooperação em curso, especialmente no setor educativo, e também na resposta à pandemia da covid-19, informou o embaixador português.

"Não posso deixar de reiterar o compromisso da Cooperação Portuguesa em continuar a apoiar o governo de Timor-Leste, nos diversos desafios que vem enfrentando, bem como a implementar os projetos em curso, resultantes da vontade, interesse e investimento, financeiro e em recursos humanos, das competentes autoridades dos dois países", afirmou José Pedro Machado Vieira.

O diplomata, que participa na reunião alargada dos Parceiros de Desenvolvimento de Timor-Leste, esteve já reunido bilateralmente com vários membros do governo e outros responsáveis.

Machado Vieira saudou o compromisso do governo em reforçar a relação com os parceiros de desenvolvimento "num espírito de apropriação e liderança nacional da cooperação para o desenvolvimento".

O diplomata felicitou as autoridades, em particular, pelos "excelentes resultados na prevenção e controle da pandemia da covid-19" e na resposta aos efeitos do ciclone tropical Seroja, em Díli e em vários municípios.

No primeiro semestre de 2021, à semelhança do ano passado, Portugal deu continuidade ao programa bilateral de cooperação 2019-2023, que representa investimentos anuais de cerca de 14,5 milhões de euros.

Além do apoio canalizado em termos regionais e globais, e no caso concreto de Timor-Leste, Portugal participou com um contributo de 140 mil euros no âmbito do Strategic Preparedness and Response Plan, de resposta à pandemia da covid-19.

Além do apoio à vacinação, com o primeiro carregamento de 12 mil vacinas oferecidas por Portugal a chegar este mês a Díli, foi feita uma contribuição extraordinária de 150 mil euros para o Programa Alimentar Mundial, para manter a realização de voos humanitários para Díli, e um contributo de 75 mil euros para o Fundo da ONU para a Infância no país, para aquisição de equipamento de proteção individual e concentradores de oxigénio.

Ainda este ano, Portugal juntou-se no apoio às populações afetadas pelas cheias de abril, que destruíram infraestruturas públicas e privadas e causaram mais de 40 mortos.

Globalmente, o programa de cooperação de Portugal com Timor-Leste para o período 2019-2023 ascende a cerca de 71 milhões de euros, consolidando o país como um dos principais beneficiários da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) portuguesa.

O apoio português abrange a Educação, Agricultura, Segurança Social e Defesa, com um programa-quadro que termina este ano e deverá ser renovado, e iniciativas na vertente de cooperação delegada da União Europeia.
pub