Portugal vai receber dez dos 58 migrantes no Aquarius

por RTP
Guillaume Horcajuelo - EPA

O Ministério da Administração Interna revelou que Portugal acordou com Espanha e França que irá acolher parte dos ocupantes a bordo do navio Aquarius II. Serão dez pessoas, das 58 pessoas que estão no navio.

De acordo com o comunicado da Administração Interna, “por razões humanitárias e face à situação de emergência em que se encontram estas pessoas, manifesta mais uma vez a sua disponibilidade para, solidariamente e de forma concertada com Espanha e França, acolher parte do grupo de migrantes”, no quadro da "resposta solidária ao fluxo de migrantes que procuram chegar à Europa através do Mediterrâneo".

Esta segunda-feira, o comandante do Aquarius tinha pedido às autoridades francesas autorização para a entrada no porto de Marselha, para um desembarque excecional e por razões humanitárias das 58 pessoas transportadas no navio.

Esta terça-feira, o Bloco de Esquerda tinha lançado um repto ao governo português para o acolhimento dos migrantes, bem como para a autorização para que o navio Aquarius possa ter bandeira portuguesa para continuar a trabalhar ao serviço de organizações não-governamentais para resgatar pessoas no Mediterrâneo. Este navio ficou sem bandeira por decisão da autoridade portuária do Panamá, já depois do mesmo ter acontecido com o registo de Gibraltar.

O Ministério da Administração Interna não se pronunciou até agora sobre o pedido de registo do pavilhão do navio em Portugal.
pub