PR cabo-verdiano transmite pesar por morte de ministro

por Lusa

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, transmitiu hoje pesar pela morte do ministro adjunto do primeiro-ministro para a Integração Regional, Júlio Herbert, ocorrida ao final da tarde de segunda-feira.

"Muito pesar pela morte de Júlio Herbert. Os meus mais sentidos pêsames aos familiares e amigos, extensivos ao Governo de Cabo Verde", escreveu na sua conta na rede social Facebook o chefe de Estado cabo-verdiano, que se encontra em visita ao Japão.

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto ao final da tarde de segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou na altura à Lusa fonte governamental.

Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana foram chamados ao local, procedimento habitual neste tipo de ocorrência, precisou a mesma fonte.

Não são conhecidos até ao momento indícios de crime neste caso, tudo apontando para um problema de saúde, acrescentou a fonte.

Uma outra fonte governamental explicou à Lusa que o corpo de Júlio Herbert foi retirado do gabinete já durante a noite, estando prevista a realização da autópsia durante a manhã de hoje.

"É com sentimento de pesar e consternação que o Governo informa a todos os cabo-verdianos que faleceu ao final da tarde hoje, na cidade da Praia, o ministro adjunto do primeiro-ministro para a Integração Regional, Dr. Júlio Herbert", lê-se num comunicado enviado ao início da noite à Lusa pelo gabinete do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que elenca ainda os vários cargos que exerceu.

Júlio Herbert, de 64 anos, um dos 13 ministros do atual executivo cabo-verdiano, era formado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, de Brasília, e em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Entre outros cargos, o até agora ministro adjunto do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, foi cônsul-geral adjunto de Cabo Verde em Boston, Estados Unidos, assessor político-diplomático da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, conselheiro do Presidente da República e conselheiro político e diplomático do primeiro-ministro.

Diplomata de carreira, Júlio Herbert nasceu em 16 de novembro de 1954 em Bissau, capital da Guiné-Bissau.

Tópicos
pub