PR moçambicano compromete-se a facilitar investimento russo no país

por Lusa

Maputo, 21 ago 2019 (Lusa) - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, comprometeu-se hoje a simplificar procedimentos para a entrada do empresariado russo a Moçambique.

"Vamos simplificar e facilitar [procedimentos] para garantir uma participação ativa, no âmbito da promoção de negócios e investimentos com a Rússia", disse o chefe de Estado moçambicano, citado hoje pelo canal privado STV.

Filipe Nyusi falava hoje em Moscovo, durante o Fórum Empresarial Moçambique-Rússia, que juntou perto de 400 empresários russos e moçambicanos para debater oportunidades para o setor empresarial dos dois países.

Além da defesa e segurança, entre as principais áreas em que os dois países querem reforçar a cooperação, destaca-se o setor do gás e petróleo, tendo em conta a experiência de Moscovo entre os maiores produtores mundiais.

"Para melhorar o intercâmbio económico [com a Rússia], continuaremos com ações para melhorar o nosso ambiente de Negócios", frisou o chefe de Estado moçambicano.

Filipe Nyusi está na Rússia desde terça-feira para uma visita de trabalho de quatro dias, que surge a convite do Presidente russo, Vladimir Putin.

O encontro entre os dois Presidentes está agendado para quinta-feira.

O chefe de Estado moçambicano integrou na sua comitiva os ministros da Defesa, Atanásio Mtumuke, e dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, além das vice-ministras dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Lucas, e da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Leda Hugo.

A Rússia elegeu 2019 como um ano de reforço das relações com África e está agendada uma cimeira, em outubro, entre Moscovo e os países africanos.

Tópicos
pub