PR promove familiares nas forças armadas da Guiné Equatorial

por Lusa

Vários membros da família presidencial da Guiné Equatorial, incluindo Teodoro Nguema Obiang Manguem, vice-Presidente e filho do chefe de Estado, foram promovidos a altos cargos militares, segundo um decreto presidencial anunciado hoje.

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, promoveu o filho, conhecido como Teodorin, a general de divisão das Forças Armadas Terrestres, e ainda o seu cunhado, Victoriano Nsue Okomo e o seu primo José Eneme Obama, de acordo com o decreto, citado pela agência noticiosa France Presse.

O enteado do Presidente, Fausto Abeso Fuma, foi promovido para o posto de general de divisão da Força Aérea.

Estas nomeações foram decididas por ocasião da comemoração dos 50 anos da independência da Guiné Equatorial, celebrada em 12 de outubro, em Malabo, capital do país, com a presença de vários chefes de Estado.

Na véspera das comemorações, Malabo anunciou um perdão a 81 prisioneiros, incluindo cerca de 30 opositores condenados em fevereiro a mais de 30 anos de prisão por alegados de crimes de rebelião.

A Guiné Equatorial, país com cerca de um milhão de habitantes, é liderada desde agosto de 1979 por Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, que detém o recorde de longevidade no poder em África e a maioria dos membros da família presidencial são altos oficiais do exército.

Teodoro Obiang foi reeleito em 2016 com mais de 90% dos votos para um quinto mandato de sete anos.

O Governo da Guiné Equatorial é acusado por várias organizações da sociedade civil de constantes violações dos direitos humanos e perseguição a políticos da oposição.

A Guiné Equatorial aderiu à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2014 mediante um roteiro que previa a ratificação dos estatutos da organização -- o que viria a ocorrer em 2016 -, a introdução da língua portuguesa nesta antiga colónia espanhola e a abolição da pena de morte, neste caso ainda por concretizar.

 

Tópicos
pub