Presidente chinês ordena fim de banquetes tradicionais para combater desperdício

por Lusa
Fred Dufour, Reuters

Banquetes sumptuosos, com inúmeros pratos, vão deixar de se realizar na China por ordem do Presidente, Xi Jinping, que considerou esta semana o desperdício de comida no país "chocante e preocupante".

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um.

A nova regra estipula que seja servido um prato por convidado, menos um.

Várias associações profissionais do setor da restauração nas cidades de Pequim, Wuhan ou Xi`an estão a tentar impor este modelo. Os seus membros também são convidados a oferecer nos menus a possibilidade de encomendar pequenas porções, ou mesmo meias porções.

A iniciativa segue uma "instrução" emitida na terça-feira por Xi Jinping, que considerou "chocante e preocupante" o desperdício de alimentos pelos seus compatriotas.

"Apesar das boas colheitas que o nosso país consegue todos os anos, é necessário manter o sentido da crise em matéria de segurança alimentar", alertou o chefe de Estado e secretário-geral do Partido Comunista Chinês.

Num relatório de 2018, a Academia Chinesa de Ciências estimou a quantidade média de comida desperdiçada por pessoa em cada refeição em quase 100 gramas.

No final da refeição, a tradição chinesa exige que se deixe comida no prato, simbolizando assim que se comeu o suficiente.

Devido ao trepidante ritmo de desenvolvimento económico, a China passou de períodos de fome para um de consumo excessivo em poucas décadas.

Em 2015, a Academia de Ciências da Agricultura estimou em 35 milhões de toneladas a quantidade de alimentos desperdiçada todos os anos no país.

A China é o país mais populoso do mundo, com cerca de 1,4 mil milhões de pessoas.

As redes sociais assumiram a luta contra o desperdício.

As plataformas populares Douyin (ou TikTok, no exterior) e Kuaishou anunciaram que vão encerrar as contas dos utilizadores que se filmam a empanturrarem-se até ao extremo, um hábito conhecido pelo termo coreano `mukbang`.

Alguns internautas parecem duvidar dos resultados da nova política de austeridade.

"Devemos começar por mudar o nosso hábito nacional de exibicionismo", observou um utilizador na rede social Weibo, o Twitter chinês. "Pensamos sempre ser desprestigiante pedir um único prato para duas pessoas", apontou.

Tópicos
pub