Presidente de Cuba realiza primeira visita oficial ao México na próxima semana

por Lusa

Cidade do México, 30 out (Lusa) -- O Presidente de Cuba, Raúl Castro, vai estar no México entre 05 e 07 de novembro, na sua primeira visita oficial ao país desde que chegou ao poder, em 2006, informou, esta quinta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros mexicano.

A diplomacia mexicana destacou que a esta visita de Estado "tem um significado especial" e ocorre num momento em que as relações entre os dois países atravessam "um momento excelente", depois de terem sido relançadas por ambos os governos em nomebro de 2013.

O chefe de Estado mexicano, Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI, de esquerda), reavivou a ligação a Cuba em novembro de 2013, depois de as relações bilaterais terem arrefecido entre 2000 e 2012, período durante o qual o Partido Ação Nacional (PAN, de direita) esteve na presidência do México.

Raúl Castro e Peña Nieto vão reunir-se na cidade de Merida, capital do estado de Yucatan, no sudeste do país, onde devem abordar matérias no domínio da cooperação económica e política.

Segundo o comunicado oficial, há mais de 30 novos projetos de investimento mexicano em Cuba.

Tópicos
pub