Presidente de Taiwan recebe mais importante representante dos EUA desde 1979

por Mário Aleixo - RTP
O membro do governo norte-americano disse da honra que é visitar Taiwan usnews.com

A presidente de Taiwan recebeu o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, na mais importante deslocação de membros do governo norte-americano desde a rutura formal das relações diplomáticas entre Washington e Taipé, em 1979.

"A vossa visita representa um grande passo em frente na cooperação antipandémica entre os nossos países", disse Tsai Ing-wen, no momento em que recebeu a delegação norte-americana liderada por Azar, cerca das 3h00 desta segunda-feira em Portugal.

Por seu lado, Azar afirmou que "é uma honra trazer uma mensagem de forte apoio a Taiwan" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e elogiou "o êxito" na prevenção da covid-19 na ilha, que considerou "uma das mais bem sucedidas do mundo".

"Os nossos valores democráticos partilhados trouxeram sucesso à saúde", disse.

A delegação dos EUA foi submetida a um teste de coronavírus ao aterrar, no domingo, e viajará em veículos especiais durante a estada na ilha, para evitar o contágio.

Azar é o primeiro membro do governo dos Estados Unidos a visitar Taiwan em seis anos.

Em 2014, a visita da então responsável da Agência de Proteção do Meio Ambiente norte-americana, Gina McCarthy, provocou o protesto da China, que acusou os EUA de trair o compromisso de manter apenas relações não oficiais com Taipé.

A visita do secretário de Saúde dos EUA é considerada como uma provocação por Pequim, que considera Taiwan, formalmente República da China, como parte do território chinês e se opõe a qualquer relação entre as autoridades da ilha e governos estrangeiros.

pub