Presidente do Conselho Europeu critica Trump por se opor a "uma Europa unida e forte"

por Lusa

Lodz, Polónia, 10 nov (Lusa) -- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, criticou hoje o Presidente norte-americano, Donald Trump, por se opor a "uma Europa unida e forte", a propósito da proposta do chefe de Estado francês para a criação de um exército europeu.

"Pela primeira vez na História, temos uma administração americana que não está entusiasmada, e que pouco diz, sobre uma Europa unida e forte", disse Donald Tusk, num discurso em Lodz, na Polónia.

"Estou a falar de factos, não de propaganda", disse o ex-primeiro-ministro da Polónia, numa altura em que Presidente dos Estados Unidos está em Paris para assistir às comemorações do centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.

Quando chegou a Paris, numa mensagem na rede social Twitter, Donald Trump criticou o seu homólogo francês a propósito da proposta de criação de um exército europeu.

"O Presidente Macron acaba de sugerir que a Europa construa o seu próprio exército, para se proteger dos Estados Unidos da América, da Rússia e da China", escreveu Trump, acrescentando que "é muito insultuoso" e "talvez a Europa devesse pagar antes a sua parte à NATO, que os EUA subsidiam largamente".

Entretanto, o Presidente francês, Emmanuel Macron, que hoje de manhã recebeu o seu homólogo norte-americano no Palácio do Eliseu, em Paris, afirmou que o "exército europeu" que defende não tem como alvo os Estados Unidos.

 

Tópicos
pub