Presidente dos EUA anuncia nomeação de Eugene Scalia para secretário do Trabalho

por Lusa

O Presidente dos EUA anunciou que vai nomear o advogado Eugene Scalia como novo secretário do Trabalho, após a renúncia de Alex Acosta, motivada pelo seu envolvimento no caso Jeffrey Epstein, acusado de tráfico sexual de menores.

"Tenho o prazer de anunciar que minha intenção é nomear Gene Scalia como o novo secretário do Trabalho. Gene teve uma vida de grande sucesso nos campos jurídico e laboral e é altamente respeitado", escreveu Donald Trump na sua conta na rede social Twitter.

"Ele será um grande membro de uma Administração que fez mais nos primeiros dois anos e meio do que qualquer Administração na História!", Acrescentou o presidente.

Scalia, 55 anos, é filho do ex-juiz do Supremo Tribunal, Antonin Scalia, e tem uma longa história como advogado de defesa de empresas como o Walmart, criticada pela sua política de baixos salários.

Por essa razão, espera-se que os maiores sindicatos do país e a oposição democrática questionem a eleição de Scalia nos próximos dias.

No entanto, uma vez que é o Senado dos EUA, de maioria republicana, o órgão legislativo responsável por aprovar as nomeações do Presidente, tudo indica que o seu nome de Scalia será confirmado em breve.

Scalia trabalhou na administração de George W. Bush (2001-2009) e atualmente é sócio sénior do escritório de advogados Gibson, Dunn & amp; Crutcher em Washington.

O anúncio da nomeação do Scalia acontece apenas uma semana depois de Acosta ter renunciado ao lugar depois de se ter tornado público que, enquanto procurador, há uma década, foi responsável por um controverso acordo legal com Epstein, agora acusado pela segunda vez de abuso sexual de menores.

O bilionário, preso no início do mês, já enfrentara acusações semelhantes na Florida, mas em 2008 chegou a um acordo com o Ministério Público, então liderado por Acosta, para encerrar uma investigação num caso em que arriscava a prisão perpétua.

O acordo, contudo, previa que o magnata de Nova Iorque cumprisse uma sentença de apenas 18 meses de prisão.

Acosta, o único latino no gabinete presidencial de Trump, assumiu o cargo de secretário do Trabalho em abril de 2017.

Tópicos
pub