Presidente francês lança apelo à tranquilidade e responsabilidade de todos

por Lusa

O Presidente francês, Emmanuel Macron, lançou hoje um apelo "à tranquilidade e à responsabilidade de todos" depois do anúncio dos Estados Unidos a reconhecer Jerusalém como capital de Israel, acerca da qual se mostrou crítico.

No início de uma reunião do grupo internacional de apoio ao Líbano, em Paris (França), numa declaração aos jornalistas, Macron manifestou a sua esperança de que a iniciativa de Washington, que na sua opinião, deveria ser objeto de uma negociação entre as partes, "não venha a trazer instabilidade à região".

O Presidente francês classificou de "infeliz" o anúncio feito pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, ao reconhecer Jerusalém como capital de Israel, à margem da negociação com os palestinianos.

O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, também se pronunciou sobre este assunto considerando que os apoios ao seu país a favor da estabilidade da comunidade internacional são "ainda mais urgentes" depois da decisão de Donald Trump.

Mas, além de defender que esta decisão do responsável dos EUA "complicará mais o processo de paz" entre palestinianos e israelitas, reiterou a sua "recusa" perante a nova posição norte-americana e a aposta numa solução de dois Estados que permita fazer também de Jerusalém a capital da Palestina.

Donald Trump anunciou, na quarta-feira, que os Estados Unidos reconhecem Jerusalém como capital de Israel e que vão transferir a sua embaixada de Telavive para Jerusalém, contrariando a posição da ONU e dos países europeus, árabes e muçulmanos, assim como a linha diplomática seguida por Washington ao longo de décadas.

Os países com representação diplomática em Israel têm as embaixadas em Telavive, em conformidade com o princípio, consagrado em resoluções das Nações Unidas, de que o estatuto de Jerusalém deve ser definido em negociações entre israelitas e palestinianos.

 

Tópicos
pub