Primeiro caso humano de gripe aviária H7N4 registado na China

por Lusa
A China tem sido afetada várias vezes por diversos surtos de gripes das aves nos últimos anos.

Lisboa, 18 fev (Lusa) -- A China reportou esta semana o primeiro caso humano de gripe aviária A (H7N4) numa mulher de 68 anos, segundo o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa).

No seu relatório semanal que abrange a semana de 11 a 17 de fevereiro, o ECDC diz que o primeiro caso foi detetado numa mulher que vive na província de Jiangsu, que desenvolveu sintomas em finais de dezembro passado e que se encontra já tratada.

Foi admitida no hospital para tratamento no dia 1 de janeiro e acabou por ter alta dia 22 do mesmo mês.

A mulher teve contacto com aves de capoeira antes do início dos sintomas, mas nenhum dos seus familiares ou contactos próximos apresentou sintomas durante o período em que esteve a ser tratada.

Segundo o relatório do ECDC disponível no seu `site`, o organismo de controlo e prevenção de doenças da China indicou que uma análise genética mostrou que a origem do vírus era aviária.

De acordo com o organismo europeu, trata-se do primeiro caso humano de gripe aviária A (H7N4).

As autoridades europeias referem que são necessárias outras análises genéticas para caracterizar a relação entre a origem do novo vírus e os anteriores vírus de gripe aviária A (como o H7N9), que causaram infeções humanas desde 2013.

pub