Prisão preventiva para suspeito de abusar sexualmente de menor em Cabo Verde

por Lusa

Um homem foi detido por suspeitas de abusar sexualmente de uma menor durante cerca de três anos e ficou em prisão preventiva em Cabo Verde, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ) do país.

Em comunicado, aquela força policial referiu que o homem, de 33 anos, foi detido na sexta-feira, fora de flagrante delito, na localidade de Hortelã de Cima, cidade de Espargos, na ilha do Sal.

O homem é suspeito da prática de um crime de agressão sexual, com penetração, na sua forma continuada e agravada, prosseguiu a PJ, indicando que a vítima, hoje com 15 anos, vinha sendo agredida sexualmente há cerca de três anos pelo suspeito, que tinha a tutela da menor.

O suspeito foi apresentando ao Tribunal da Comarca do Sal, que decretou como medida de coação a prisão preventiva até ao julgamento do caso.

A agressão sexual contra criança de até 16 anos é punida em Cabo Verde com pena de sete a 12 anos de prisão, ou de agressão sexual com penetração punida com oito a 14 anos de cadeia.

Conforme prevê um anteprojeto de lei que o Governo levou ao parlamento, os crimes de abuso sexual de crianças vão ter penas agravadas em Cabo Verde, chegando aos 14 anos de prisão.

O Instituto Cabo-Verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) avançou que em 2018 recebeu 188 denúncias de abuso sexual, um aumento face às 172 do ano anterior e às 127 de 2016.

 

Tópicos
pub