Procurador-Geral dos EUA ouvido sobre intromissão russa

por Jorge Almeida - RTP
Joshua Roberts - Reuters

O Procurador-Geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, foi interrogado pelo gabinete do conselheiro especial, Robert Mueller, que investiga a intromissão russa nas últimas eleições presidenciais.

A audição a Jeff Sessions teve lugar na última quarta-feira. Durante várias horas, a equipa do conselheiro Robert Mueller ouviu o Procurador-Geral dos Estados Unidos sobre as alegadas interferências russas na campanha presidencial.

Segundo a CNN, os investigadores quiseram saber se o presidente Donald Trump impediu a justiça de investigar a suposta intromissão russa. A cadeia de televisão avança que foi a primeira vez que Jeff Sessions foi ouvido e que não estava sob intimação.

Em Março de 2017, o Procurador-Geral tinha anunciado que se recusaria a falar de todos os assuntos relacionados com a investigação russa.

Uma decisão que foi elogiada na altura por vários políticos republicanos mas que não agradou à Casa Branca. O presidente repreendeu publicamente o Procurador e disse que desejava a sua colaboração na investigação em curso.

Trump terá pedido a Jeff Sessions para falar sobre as alegadas interferências russas. Foto: Jonathan Ernst - Reuters

Perante a recusa de Jeff Sessions, foi o vice-procurador-geral, Rod Rosenstein, que nomeou Robert Mueller como conselheiro especial, depois de Trump ter demitido o diretor do FBI, James Comey, em maio de 2017.

No início deste mês, o jornal The New York Times noticiou que Mueller sabia de uma tentativa infrutífera de Donald trump para pressionar Jeff Sessions a depor sobre o tema.

Várias agências de intelligence dos EUA concluíram que a Rússia procurou auxiliar a vitória eleitoral de Trump, mas não ficou provado que funcionários da campanha do multimilionário de Nova Iorque tenham agido em coluio com o Kremlin.
Tópicos
pub