Produção industrial sobe na zona euro e UE em agosto, Portugal com 3.º aumento mensal

| Mundo

A produção industrial subiu, em agosto, na zona euro e na União Europeia (UE), quer em termos homólogos quer em cadeia, com Portugal a registar o terceiro maior aumento face a julho, entre os Estados-membros, divulga o Eurostat.

Na zona euro, a produção industrial aumentou 3,8% face a agosto de 2016 e 1,4% na comparação com julho.

No conjunto dos 28 Estados-membros, o indicador cresceu 3,9% em termos homólogos e 1,7% em cadeia.

Segundo o gabinete de estatísticas da UE, as maiores subidas mensais registaram-se na República Checa (14,3%), em Malta (5,4%) e em Portugal (4,7%), enquanto as principais quebras se observaram na Holanda (-2,3%), na Suécia (-1,8%), em França e na Finlândia (-0,4% cada).

Face a agosto de 2016, a Lituânia (13,1%), a Letónia (12,1%) e a Roménia (10,3%) tiveram os maiores aumentos na produção industrial e a Holanda o único recuo (-1,8%).

Em Portugal, o indicador cresceu 8,7% na variação homóloga.

Tópicos:

Checa %, Finlândia %, Holanda %, Lituânia %,

A informação mais vista

+ Em Foco

Os dados do sistema de Informação de Fogos Florestais da União Europeia (EFFIS) indicam que só entre os dias 14 e 15 de outubro arderam em Portugal continental cerca de 200 mil hectares.

    Acionar o artigo 155 da Constituição espanhola representa um momento único na História de Espanha. O Governo de Madrid já definiu os setores que quer controlar de imediato.

    Impostos, orçamentos, metas para o próximo ano. A RTP descodifica a proposta de Orçamento do Estado apresentada pelo ministro das Finanças esta sexta-feira.

      Mário Centeno também deixou no ar a ideia de que, na discussão da especialidade do OE2018, seja posto um ponto final nos cortes do subsídio de desemprego.