Produção industrial sobe na zona euro e UE em agosto, Portugal com 3.º aumento mensal

| Mundo

A produção industrial subiu, em agosto, na zona euro e na União Europeia (UE), quer em termos homólogos quer em cadeia, com Portugal a registar o terceiro maior aumento face a julho, entre os Estados-membros, divulga o Eurostat.

Na zona euro, a produção industrial aumentou 3,8% face a agosto de 2016 e 1,4% na comparação com julho.

No conjunto dos 28 Estados-membros, o indicador cresceu 3,9% em termos homólogos e 1,7% em cadeia.

Segundo o gabinete de estatísticas da UE, as maiores subidas mensais registaram-se na República Checa (14,3%), em Malta (5,4%) e em Portugal (4,7%), enquanto as principais quebras se observaram na Holanda (-2,3%), na Suécia (-1,8%), em França e na Finlândia (-0,4% cada).

Face a agosto de 2016, a Lituânia (13,1%), a Letónia (12,1%) e a Roménia (10,3%) tiveram os maiores aumentos na produção industrial e a Holanda o único recuo (-1,8%).

Em Portugal, o indicador cresceu 8,7% na variação homóloga.

Tópicos:

Checa %, Finlândia %, Holanda %, Lituânia %,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Redação da RTP votou sobre as figuras e acontecimentos mais destacados, a nível nacional e internacional. Veja aqui as escolhas.

    O embaixador russo em Lisboa afirma, em entrevista à RTP, que as declarações e decisões de Donald Trump sobre Jerusalém podem incendiar todo o Médio Oriente.

    Rui Rosinha, bombeiro de Castanheira de Pêra, sofreu queimaduras de terceiro grau e esteve dez horas à espera de ser internado. Foi operado 14 vezes e regressou a casa ao fim de seis meses.

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.