Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Programa Alimentar apoia 33 mil deslocados em Cabo Delgado que fugiram de aldeias atacadas por grupos armados

por Lusa

O Programa Alimentar Mundial (PAM) está a prestar assistência a 33 mil deslocados que fugiram de aldeias atacadas por grupos armados não identificados na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, segundo o coordenador de emergência do PAM.

"Somos os únicos, neste momento, que temos acesso às populações afetadas em Cabo Delgado. Estamos a dar apoio alimentar a 33 mil pessoas que foram obrigadas a deslocar-se devido à violência", adiantou Pedro Matos, estimando que estão a ser fornecidas cerca de 500 toneladas de alimentos por mês, através de mais de uma centena de pontos de distribuição.

No distrito insular do Ibo encontram-se aproximadamente 1.350 pessoas, outras fugiram para aldeias próximas e há também quem se tenha refugiado na vizinha Tanzânia, referiu.

As informações sobre as motivações e os grupos que estão por detrás dos ataques, que já provocaram a morte de cerca de 200 pessoas, são escassas, especulando-se que estejam ligados a extremistas islâmicos ou ações de sabotagem contra as petrolíferas que exploram recursos na região.

O Governo moçambicano reforçou as operações militares após os primeiros ataques a alvos ligados à petrolífera norte-americana Anadarko, em fevereiro, "mas o ritmo dos ataques não tem diminuído", observou Pedro Matos.

Num ano de El Niño, um fenómeno climático caracterizado pelo aquecimento das águas que afeta os padrões do vento e da chuva, o PAM está ainda a apoiar 240 mil pessoas nas províncias de Gaza e Tete e mais de um milhão afetadas pelo ciclone Idai, no mês passado.

O norte de Moçambique está a preparar-se para a chegada de uma tempestade tropical, em formação no oceano Índico, que deve trazer ventos fortes e chuvas torrenciais à região.

Segundo um comunicado do Instituto de Meteorologia moçambicano, a depressão atmosférica poderá chegar à fase de "tempestade tropical severa ao aproximar-se da costa norte de Moçambique, nos próximos dias, afetando a região norte de Cabo Delgado e o sul da Tanzânia", conclui.

Tópicos
pub