Mais de uma centena de detidos em protesto dos `coletes amarelos`

por RTP
Sebastien Nogier - EPA

O ministério do Interior de França revelou que o protesto dos ‘coletes amarelos’ fez oito feridos, entre os quais estão dois polícias. De acordo com o balanço do ministério, 130 pessoas foram detidas, numa manifestação que junta mais de cem mil pessoas por todo o território francês, que protestam contra o aumento dos combustíveis e medidas de austeridade de Emmanuel Macron.

O dia tem sido conturbado em França, em especial na capital, em Paris. Nos Campos Elísios encontraram-se milhares de ‘coletes amarelos’ que entraram em confrontos com a polícia, que tentou dispersar os manifestantes com gás lacrimogéneo, canhões de água e perímetros de segurança.

O ministro do Interior, Christophe Castaner, falou à imprensa para denunciar os protestos violentos em vários locais de França, com 130 detenções, das quais 42 em Paris.

Segundo os últimos dados divulgados pelo ministro do Interior, hoje à tarde foram registados exatamente 106.301 manifestantes com "coletes amarelos" em toda a França, quando há uma semana eram 282.710.

Já este sábado, Cristophe Castaner havia acusado a extrema-direita de ser a responsável pelos confrontos, afirmando que Marine Le Pen apelou à junção de protestantes nos Campos Elísios. Uma acusação prontamente rebatida pela líder da Frente Nacional, no twitter.

Num momento de grande contestação social, muitos 'coletes amarelos' pedem a Emmanuel Macron que recue na decisão de manter a França em austeridade fiscal.

Os ‘coletes amarelos’ são conhecidos em França como um movimento cívico que se encontra à margem de partidos e sindicatos. Foi criado nas redes sociais com o crescente descontentamento da classe média-baixa francesa.

Apesar do foco do protesto prender-se com o aumento do preço dos combustíveis, o protesto dos ‘coletes amarelos’ tem sido estendido a outras medidas económicas do presidente Emmanuel Macron, que têm deixado os franceses descontentes.
Macron manifesta "vergonha"

O presidente francês reagiu aos protestos e confrontos no Campos Elísios declarando ter tido"vergonha" pela violência que houve na manifestação dos 'coletes amarelos'.


"Obrigado às nossas forças da ordem pela sua coragem e profissionalismo. Vergonha para aqueles que os agrediram e também atacaram outros cidadãos e jornalistas. Vergonha para os que tentaram intimidar os eleitos. Não há espaço para esta violência na República", escreveu o presidente francês na rede social twitter.

Emmanuel Macron tinha marcado para terça-feira um comunicado sobre o protesto que teve lugar por toda a França mas deixou palavras de crítica para os manifestantes, deixando elogios à atuação das forças de segurança.

(c/ Lusa)
Tópicos
pub