Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Protestos contra decisão no caso de Breonna Taylor. Dois polícias baleados

por Alexandre Brito - RTP
Imagem dos confrontos da noite de quarta-feira Reuters

Dois polícias foram baleados na noite de quarta-feira, em Louisville, no Kentucky, EUA, durante protestos na rua contra a decisão de um tribunal em não levar qualquer polícia a julgamento pela morte de Breonna Taylor, uma aspirante a enfermeira negra.

O grande júri decidiu que nenhum dos polícias brancos envolvidos na morte de Breonna Taylor, em março, deviam ser acusados. Alegaram que o uso da força foi justificado.

Apenas um deles foi indiciado por colocar em perigo os vizinhos.

O caso remonta a março deste ano. Breonna Taylor, uma mulher de 26 anos, foi morta em casa do namorado quando os três polícias entraram na residência com um mandato de busca relacionado com um caso de investigação de tráfico de droga. 

A mulher foi baleada múltiplas vezes. 

A sua morte tornou-se num símbolo, durante meses, em protestos contra a injustiça racial e a brutalidade policial em várias cidades dos Estados Unidos.

Recentemente, a conhecida apresentadora de televisão Oprah Winfrey chegou mesmo a colocar na primeira página da sua revista a fotografia de Taylor onde exigia que os responsáveis pelo que aconteceu fossem julgados.

Agora, o tribunal decidiu que os três polícias, brancos, não vão ser acusados pela morte da jovem.

Após esta anúncio, de imediato manifestantes tomaram as ruas da maior cidade do Kentucky.

Durante horas caminharam em protestos pelas ruas com confrontos esporádicos com a polícia de choque. E assim foi até que, escreve a Reuters, vários tiros soaram e a políca aproximou-se dos manifestantes, já ao anoitecer, exigindo que dispersassem.

Os confrontos de imediato começaram. Um jornalista da Reuters no local ouviu tiros de uma arma de fogo, alegadamente com origem nos manifestantes, e, logo de seguida, a polícia disparou gás lacrimogéneo e balas de borracha.

De acordo com o o chefe interino da Polícia Metropolitana de Louisville dois polícias foram baleados e ficaram feridos. Não correm perigo de vida. 

Um homem suspeito pelos disparos foi preso.

Várias pessoas foram detidas durante as manifestações nas ruas de Louisville.
Tópicos
pub