Reportagem

PSD. Rio, Montenegro e a liderança do PSD

por RTP

RTP

Rui Rio venceu as eleições diretas no PSD.

Mais atualizações

O candidato e presidente do PSD, Rui Rio, foi reeleito com 53,02% dos votos, derrotando o ex-líder parlamentar Luís Montenegro, que teve 46,98%, anunciou o conselho de jurisdição nacional do partido.

O anúncio foi feito pelo presidente do conselho de jurisdição, Nunes Liberato, na sede nacional dos sociais-democratas, em Lisboa, cerca das 23h20.

Esta eleição foi decidida numa segunda volta das diretas no PSD, o que aconteceu pela primeira vez na história do partido.

23h00 - Na abertura do discurso de vitória, Rui Rio agradeceu "a todos os militantes que votaram" e cumprimentou Miguel Pinto Luz e Luís Montenegro, "que disputou comigo esta segunda volta".

Rio deixou igualmente uma mensagem "para o fundador do PSD, o Dr. Balsemão", por o ter "apoiado sempre". "Continuarei apostado em defender a social-democracia que custou muito a construir em Portugal e a honrar o legado de Francisco Sá Carneiro".

"Hoje os militantes do PSD voltaram a votar pela estabilidade ao votar pela manutenção da atual liderança", continuou. "Eu espero que a partir de hoje possamos trabalhar no PSD com estabilidade e com lealdade". Rui Rio afirmou que o "PSD não está partido. Houve um momento para se marcar as diferenças. Vamos agora iniciar o momento para marcar a unidade. É isso que eu espero".

"Tal como há dois anos, hoje vou repetir. Para mim cabem todos cá dentro desde que estejam com seriedade e com lealdade. O nosso adversário comum é o PS e a geringonça, não é naturalmente o PSD". 


22h19 - Rui Rio venceu as eleições no PSD. Montenegro reconhece derrota em discurso em Lisboa.

Luís Montenegro, perante os seus apoiantes, saudou e cumprimentou Rui Rio pela vitória. "Aqui não há nenhum equívoco nem dúvida, ele foi o vencedor destas eleições", disse. "É credor naturalmente do nosso cumprimento, credor do nosso desejo de que possa ultrapassar com êxito os próximos combates que o partido vai travar".

Montenegro pediu a Rui Rio que, "não pondo em causa de maneira nenhuma os resultados de hoje (...) saiba interpretar os resultados eleitorais que o PSD obteve nos últimos anos e também saiba interpretar aquilo que resulta da avaliação que os militantes hoje fizeram nas urnas. É importante que o PSD tenha paz e tenha unidade. Todos temos de contribuir para acabar com a cultura de fação, com divisões insustentáveis e com agressividades intoleráveis. A unidade começa na liderança e no líder e desejo que o Dr. Rui Rio tenha a capcidade de devolver esta unidade ao PSD".


22h08 - Miguel Pinto Luz felicita Rui Rio "pela vitória e por ter merecido a confiança dos militantes"


22h07- Os apoiantes do candidato à liderança do PSD Luís Montenegro começaram, perto das 22:00, a entrar na sala onde o antigo presidente da bancada fará a sua declaração, quando ambas as candidaturas apontam a vitória de Rui Rio.

21h43 - Fontes da candidatura de Rui Rio dizem que candidato ganhou as eleições com 53,3 por cento dos votos

21h13 - Rui Rio considerou não muito correto" que os 104 militantes com quotas em dia da Madeira não tenham podido votar nas eleições diretas do partido.

"Não é lá muito correto, porque há 104 pessoas na Madeira que fizeram exatamente o mesmo que os tais 40 mil e não sei quantos [os 40.604 militantes com as quotas em dia que puderam votar na segunda volta de hoje], portanto têm o direito a votar", afirmou Rio em declarações aos jornalistas à chegada ao hotel do Porto onde vai acompanhar a noite eleitoral do partido.

20h19 - O dia de voto no PSD. Reportagem Telejornal para ver aqui:


20h06 - Votos já estão a ser contados e disponibilizados em tempo real numa página disponibilizada pelo PSD. Clique na ligação no topo deste artigo em direto.

18h55 - O PSD Madeira boicotou as eleições diretas.

A estrutura regional considera que votar seria uma "humilhação" para os militantes do arquipélago.

As sedes sociais democratas estiveram encerradas depois de, na primeira volta, os votos não terem sido contados.

Em causa está o facto de os cadernos eleitorais não estarem em concordância com os do Conselho Nacional de Jurisdição.


15h59 - Rui Rio votou também há minutos e reafirmou que está sereno.
"Estou confiante, mas tenho sempre de pôr dois cenários, nunca se sabe", disse Rio aos jornalistas depois de votar na sede do PSD no Porto, acrescentando que "até poderia pôr três (cenários), mas um empate é estatisticamente difícil".

15h48 - Luís Montenegro já votou. Em Espinho o candidato recordou que esta é uma nova eleição sem vencedor antecipado.
"Estou muito confiante e muito tranquilo. A campanha foi uma campanha longa, tive sempre o cuidado de fazer o maior número de sessões e de encontros com os militantes para poder esclarecer os meus propósitos, as minhas ideias, as minhas convicções e as orientações estratégicas que pretendo para o PSD. Fi-lo sempre com elevação, sem atacar ninguém", disse Montenegro.

Questionado sobre a anulação do sufrágio no PSD/Madeira, Montenegro afirmou que este processo eleitoral "fica manchado pelo facto de haver militantes impedidos de exercerem o seu direito de voto", classificando a anulação como um "falhanço de articulação e coordenação política".

"Infelizmente, não houve capacidade, nem competência para tratar disso atempadamente e eu só posso lamentar e desejar que as eleições não tenham como desfecho final, ficarmos com a dúvida do que é que seria esse resultado final se os militantes da Madeira tivessem participado", sublinhou.

As eleições decorrem em todo o país até às 20h00. A proclamação dos resultados será feita pelo Conselho de Jurisdição Nacional (CJN), na sede do partido, em Lisboa.

Na primeira volta, votaram 32.082 militantes, uma taxa de participação de 79%, a mais alta de sempre em percentagem em diretas, apesar de ser a mais baixa em números absolutos de todas as eleições do PSD em que houve disputa, devido às novas regras para o pagamento de quotas.

A 'chave' do resultado eleitoral deverá voltar a estar, como habitualmente, nas quatro maiores distritais do PSD: Porto, Lisboa, Braga e Aveiro registam, por esta ordem, o maior número de militantes em condições de votar, centralizando mais de 57% do total.

No passado sábado, Rui Rio ganhou em 13 distritos ou estruturas, incluindo duas das maiores: Porto, Aveiro, Bragança, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real, Santarém, Faro, Beja, Portalegre, Évora, Açores e Europa.

Já Luís Montenegro venceu em seis: além da poderosa distrital de Braga, venceu em Leiria, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Lisboa Área Oeste.

Pinto Luz saiu vencedor na Área Metropolitana de Lisboa (com Montenegro em segundo) e em Setúbal, reclamando também vitória na Madeira, mas os votos da Região Autónoma não foram contabilizados.

Já no círculo Fora da Europa, os quatro militantes que votaram repartiram-se igualmente por Rio e Montenegro, registando-se um empate.