Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

PSOE acusa independentistas de quererem Brexit que destrói "40 anos de autogoverno"

por Lusa

Cartagena, Espanha, 21 out (Lusa) -- O secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, afirmou que o projeto de "secessionismo é o `Brexit` da Catalunha" e acusou os independentistas de querem "destruir 40 anos de autogoverno".

Falando aos militantes socialistas durante o congresso regional do PSOE em Múrcia, que coincidiu com o final do Conselho de Ministros espanhol extraordinário, Pedro Sánchez afirmou que a Espanha tem um histórico de autonomias regionais que não deve ser colocado em causa com o independentismo catalão.

São "40 anos de um processo de descentralização que fez com que a Catalunha seja a comunidade com maior autogoverno de Espanha e da Europa, algo que agora o secessionismo quer destruir", afirmou Sánchez.

O Governo espanhol decidiu hoje assumir a gestão corrente do executivo regional da Catalunha, o que inclui a competência de dissolver o parlamento regional e convocar eleições no prazo de seis meses.

As medidas foram acordadas entre o executivo de Madrid, o PSOE (líder da oposição ao Partido Popular, no Governo) e com o Cidadãos.

Tópicos
pub