Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

PT formaliza candidatura de Lula da Silva às presidenciais do Brasil

por Lusa

São Paulo, Brasil, 15 ago (Lusa) - O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou hoje a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às 17:25 locais (21:25 em Lisboa), junto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

A informação consta na página de Lula da Silva na rede social `twitter`.

Pouco antes das 14:00 (18:00 em Lisboa), centenas de militantes começaram a organizar-se numa marcha em direção ao TSE.

Foram colocadas faixas em frente do tribunal eleitoral brasileiro por militantes do PT e integrantes de grupos como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e organizações quilombolas (descendentes de negros que foram escravizados no Brasil).

Lula da Silva, de 72 anos, é o favorito em todas as sondagens de intenção de voto para as presidenciais do Brasil, que se realizam em outubro, arrecadando cerca de um terço das intenções de voto, o dobro de qualquer outro candidato.

O antigo Presidente está preso após ser condenado em duas instâncias da Justiça brasileira, num processo em que é acusado de ter recebido um apartamento de luxo na cidade litoral do Guarujá como suborno da construtora OAS, em troca de favorecer contratos desta empresa com a petrolífera estatal Petrobras.

Este processo ainda não terminou, uma vez que estão pendentes recursos apresentados pelos advogados de Lula da Silva em tribunais superiores.

pub