Putin contraria Trump: "Não existe nada de criminoso" nos negócios da família Biden

por RTP
O líder russo garantiu que a Rússia irá trabalhar com qualquer Presidente dos Estados Unidos. Sputnik Photo Agency via Reuters

Vladimir Putin disse não ter verificado qualquer comportamento criminoso relacionado com os antigos negócios de Hunter Biden, filho de Joe Biden, na Rússia e na Ucrânia. O Presidente russo vem, assim, contrariar um dos principais argumentos de Donald Trump durante a campanha presidencial, o que poderá traduzir-se em falta de confiança na vitória do republicano nas eleições que se aproximam.

“Sim, ele [Hunter Biden] tinha pelo menos uma empresa, que praticamente liderava, e ao que parece fazia bastante dinheiro. Não vejo nada de criminoso nisto, pelo menos que saibamos não existe nada de criminoso”, afirmou Putin em entrevista a uma estação televisiva russa, no domingo.

“Na Ucrânia teve ou ainda tem um negócio, não sei. Isso não nos diz respeito [à Rússia]. Diz respeito aos americanos e aos ucranianos”, salientou.

O presidente russo respondia a acusações feitas por Donald Trump durante os debates presidenciais com Joe Biden sobre alegada falta de ética nos negócios do rival e do seu filho Hunter na Ucrânia.

O candidato democrata já negou por várias vezes essas acusações, proferidas por Trump ao longo de vários meses, garantindo que são falsas e não têm sequer fundamento.

Na entrevista de domingo, Putin reagiu ainda aos comentários de Trump sobre os laços do presidente russo com o antigo presidente de câmara de Moscovo e sobre um alegado pagamento feito a Hunter Biden pela viúva desse autarca.

O atual inquilino do Kremlin disse desconhecer a existência de qualquer relação empresarial entre Hunter e essa mulher. Também Joe Biden tinha já vindo a público desmentir esta acusação sobre o filho.

A mudança de tom no discurso de Vladimir Putin em relação a Donald Trump, que sempre tem defendido e elogiado por querer fortalecer os laços entre Estados Unidos e Rússia, chega a apenas uma semana das eleições presidenciais norte-americanas, o que poderá significar falta de confiança na vitória de Trump, numa altura em que as sondagens dão vantagem a Biden.

O líder russo garantiu mesmo que a Rússia irá trabalhar com qualquer presidente dos Estados Unidos, apesar de criticar aquela que considera ser uma “forte retórica anti-russa” por parte de Joe Biden.

Agências de inteligência norte-americana concluíram que a Rússia tentou interferir nas eleições presidenciais de 2016 nos EUA a favor de Donald Trump, uma acusação que Moscovo sempre negou.
Tópicos
pub