Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Pyongyang em "ponto sem retorno" se fizer teste nuclear, adverte China

por Lusa

Um jornal do Partido Comunista Chinês (PCC) advertiu hoje a Coreia do Norte de que vai entrar num "ponto sem retorno" se efetuar um novo teste nuclear, face à crescente tensão com Washington.

"Se a Coreia do Norte realizar o sexto teste nuclear, como se espera, o mais provável é que a situação chegue a um ponto sem retorno", avisou o Global Times, jornal de língua inglesa do grupo do Diário do Povo, o órgão central do PCC.

Os Estados Unidos ameaçaram já lançar um ataque preventivo, em resposta ao programa nuclear do regime de Kim Jong-un.

Todas as partes "assumirão as consequências", mas será Pyongyang a "sofrer as maiores perdas", considerou o Global Times, um dia depois do Presidente chinês, Xi Jinping, pedir contenção ao homólogo norte-americano, Donald Trump.

O jornal alertou ainda Pyongyang para "sanções sem precedentes" da ONU e um ataque lançado por Washington contra instalações militares e nucleares norte-coreanas, que vão forçar o país a "tomar uma decisão de vida ou morte".

"A última coisa que a China quer ver" é a Coreia do Norte nesta circunstância ou o início de uma guerra, sublinhou o jornal, que destacou a "influência limitada" de Pequim sobre o país vizinho.

"Washington espera que Pequim contenha Pyongyang (...), como se isso fosse assim tão fácil, como dizer `abracadabra`. A Coreia do Norte, por outro lado, espera que a China pressione os Estados Unidos e a Coreia do Sul, para que detenham as ameaças de guerra. Pequim não pode satisfazer ambos", escreveu.

O jornal aconselhou o regime norte-coreano a "ser flexível" neste momento, louvando o desenvolvimento independente após a Guerra da Coreia (1950-53) e a soberania do país, "muito maior" do que a do vizinho do Sul.

"Dar um pequeno passo atrás facilitará a solução do conflito. Isso não significa ser cobarde, mas sim valente para enfrentar o desafio de maneira diferente", considerou.

 

 

Tópicos
pub