Qualidade do petróleo poderá afetar as contas da Venezuela

por RTP
Carlos Garcia Rawlins - Reuters

A qualidade do petróleo venezuelano poderá afetar negativamente as contas da Venezuela, que nas próximas semanas deverá enfrentar dificuldades para efetuar o pagamento de uma grande quantidade da dívida externa.

O portal petrolífero OilPrice avança que a produção de petróleo na Venezuela está experimentar uma deterioração da qualidade, que "está em muito relacionada com a crise económica no país".

"A petrolífera estatal Petróleos de Venezuela SA (PDVSA) teria vendido petróleo adulterado, com altos níveis de água, sal ou metais, que podem causar problemas nas refinarias. Uma situação preocupante para uma empresa de petróleo que sofreu uma queda acentuada na sua produção", acrescenta."Sem dinheiro, a PDVSA está a lutar para obter os produtos químicos adequados para tratar o petróleo ou pagar por equipamentos e manutenção para manter a qualidade”, frisa a OilPrice.

"Como resultado, a PDVSA teve que desligar operações e acelerar produção. Estamos a repetir pontos de injeção química, a recuperar bombas e tanques de armazenamento, mas sem produtos químicos não podemos fazer nada", explica o portal, citando um funcionário da empresa estatal venezuelana.

O OilPrice adianta que tem havido queixas e cancelamento de compras de petróleo devido a problemas com a qualidade, por parte de refinadores dos EUA, Índia e China.

Por outro lado, precisa que a PDVSA é a única "linha de vida" para o Estado venezuelano, mas que "o produto está a cair, o dinheiro está a secar e os trabalhadores do petróleo fogem do país por causa da escassez de alimentos e da violência".

"A Venezuela tem pagamentos importantes para pagar nas próximas semanas. O Governo luta para encontrar uma solução. O Presidente Nicolás Maduro disse, no início de outubro, que a dívida da Rosneft (petrolífera russa) teria que ser reestruturada (...) no começo do mês a Venezuela perdeu pagamentos pelo montante de 298,2 milhões de euros. Há um período de espera de 30 dias antes do país estar tecnicamente inadimplente", explica.

Segundo o OilPrice, a Venezuela deverá pagar, entre 27 de outubro e 2 de novembro, 4,4 biliões de dólares (3,76 mil milhões de euros).
Crise social na Venezuela
O país está a viver uma crave crise económica e social. Nos supermercados a alimentação começou a faltar há alguns meses. Há também muitas dificuldades no acesso aos cuidados de saúde.

Pedro Sá Guerra, enviado especial da Antena 1 a Caracas, testemunhou a angústia de quem procura medicamentos para sobreviver.

C/ Lusa
Tópicos
pub