Ramos-Horta e Felizberto Duarte formalizam candidaturas às presidenciais timorenses

por Lusa
O processo de candidaturas às presidenciais timorenses está em marcha D.R.

O ex-presidente timorense José Ramos-Horta e o ex-presidente da agência de investimento timorense Felizberto Araújo Duarte formalizaram as candidaturas às eleições presidenciais de 19 de março em Timor-Leste.

"Como representante do candidato apresentei hoje 10.422 assinaturas de todo o país e demais documentação exigida", disse à Lusa Tomás Cabral, representante oficial da candidatura de José Ramos-Horta, apoiado pelo Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) de Xanana Gusmão.

Também hoje, Felizberto Araújo Duarte, que foi presidente da Agência Especializada de Investimento e ocupou vários cargos na administração pública timorense, formalizou a sua candidatura no Tribunal de Recurso.

"Apresentei a minha candidatura no tribunal, onde entreguei cerca de 7.000 cópias autenticadas dos cartões eleitorais e todos os demais documentos necessários", disse à Lusa.

José Ramos-Horta, por seu lado, que está em viagem para fora da capital, disse à Lusa que está "sereno e sóbrio" antes do arranque da campanha, que começa a 2 de fevereiro.

Milena Pires também avança

Também a ex-embaixadora de Timor-Leste nas Nações Unidas, Milena Pires, formalizou a sua candidatura às eleições presidenciais.

"A senhora embaixadora formalizou a sua candidatura na quarta-feira", disse a fonte do Tribunal de Recurso, confirmando que até ao momento já entregaram a documentação três outros candidatos: Ângela Freitas, José Ramos-Horta e Felizberto Araújo Duarte.

Em entrevista à Lusa este mês, a diplomata disse que se candidata à Presidência da República em resposta aos muitos apelos a que haja "um rosto jovem" na política do país, e que o faz com sentido de "responsabilidade e dever cívico".

A primeira volta das eleições presidenciais decorre a 19 de março.


pub