"Rapaz do ovo" explica ataque a político que justificava massacre da mesquita

por RTP
DR

Will Conolly, o rapaz de 17 anos que atacou Fraser Anning quando este culpava os muçulmanos pelo massacre na Nova Zelândia, explicou numa entrevista os motivos de ter atirado um ovo à cabeça daquele senador australiano de extrema-direita.

Conolly explicou em entrevista que ficara chocado com o massacre de Christchurch e que pensara nesse momento como seria importante que o mundo mostrasse às vítimas sobrevivas e aos familiares das vítimas "amor e solidariedade".

Igualmente chocante fora para ele tomar conhecimento da declaração publicada pelo senador australiano de extrema-direita Fraser Anning, que, bem pelo contrário, era um discurso de ódio, que atribuía às próprias vítimas a culpa do atentado.




Segundo o jovem, a ideia de ir ouvir o senador era a de ver se ele tinha argumentos que o fizessem mudar de opinião e que tornassem perdoável o que encontrava de repugnante na primeira declaração de Anning.

Mas, prossegue Conolly, o senador começou então a dizer coisas que não são dignas de serem repetidas, e que Conolly se recusa a repetir na entrevista, e isso acabou por decidi-lo a atirar-lhe com o ovo que, por via das dúvidas, trazia consigo.

O jovem diz também que não esperava a reacção de Anning, que lhe deu um murro, e teria dado mais se os seus guarda-costas não tivessem entretanto intervindo, ao mesmo tempo que imobilizavam Conolly no solo.

Conolly lamenta que o episódio tenha sido tão falado que em parte desviou as atenções das vítimas. Mas, por outro lado, considera positivo que aquele ovo tenha unido as pessoas e as tenha encorajado a fazerem donativos para ajudar as vítimas.

pub