`Rapper` crítico do regime da Guiné Equatorial libertado após 40 dias detido

por Lusa

Leoncio Pisco Eko, conhecido como `Adjoguening`, um `rapper` crítico do poder na Guiné Equatorial, foi libertado na quarta-feira após seis semanas de detenção por protestar para recuperar o passaporte confiscado pelas autoridades, anunciaram hoje a família e o advogado.

"Obviamente ele está bem, mas isso ainda precisa ser confirmado por exames médicos", disse à agência France-Presse (AFP) um irmão.

O seu advogado, Andrés Nsue Ntutumu, que também confirmou a libertação, sublinhou que não lhe foi enviada nenhuma notificação oficial no final da sua detenção, nem qualquer informação sobre as acusações contra ele.

O artista foi detido no dia 13 de setembro em Malabo enquanto usava uma placa pendurada no pescoço que dizia: "Devolva o meu passaporte", relatou o seu advogado, presente durante a detenção.

`Adjoguening`, "guerreiro sábio" na língua fang, grupo étnico maioritário na Guiné Equatorial, é um cantor de `hip-hop` de 37 anos muito crítico do regime.

Nos seus textos, `Adjoguening` denuncia os problemas sociais, a corrupção e os abusos alegadamente cometidos por parte do círculo de poder neste pequeno país da África Central, um dos regimes mais fechados e autoritários do mundo.

O país, membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), é liderado pelo Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, que detém, com mais de 43 anos, o recorde mundial de longevidade no poder para um chefe de Estado vivo, excluindo monarquias. O chefe de Estado é novamente candidato nas eleições antecipadas, marcadas para 20 de novembro.

Desde meados de setembro, uma grande onda de repressão tem como alvo vozes dissidentes, com as forças de segurança a deterem artistas, opositores políticos e defensores de direitos humanos.

A rede de defensores dos direitos humanos na África Central (REDHAC), com sede nos Camarões, denunciou em comunicado de imprensa "uma onda de repressão que visa silenciar a população" nas vésperas das eleições presidenciais e legislativas de 20 de novembro.

pub