Quem era Mohammed Morsi?

| Mundo
Quem era Mohammed Morsi?

Um filho do antigo presidente do Egipto Mohammed Morsi diz que as autoridades egípcias recusaram que Morsi seja sepultado no cemitério da família. Raúl Braga Pires estudioso do Médio Oriente e norte de África explica quem era Morsi.

Citado pela agência Reuters, Abdullah Mohammed Morsi disse que não sabe onde está o corpo do pai e que apenas consegue contactar as autoridades através dos advogados.

Mohammed Morsi morreu esta segunda-feira e terá sofrido um ataque cardíaco em plena sala do tribunal.

A irmandade muçulmana fala em assassinato e apela ao povo para que se junte em massa no funeral de Morsi.

Mohammed Morsi foi o único presidente do Egipto a ser eleito democraticamente pela Irmandade Muçulmana na sequência do derrube de Hosni Moubarak em plena Primavera Árabe.

Eleito em 2012 foi derrubado por um golpe militar em 2013. Foi condenado à morte em 2015, mas a sentença foi revogada. Estava agora a ser julgado por crimes de espionagem.

O presidente turco já prestou homenagem a Mohammed Morsi. Erdogan disse que foi um mártir e acusa os tiranos egípcios da morte.

Também o emir do Qatar já manifestou as condolências pela morte de Mohammed Morsi.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.