Recado de Istambul. "Ninguém pode interferir com a vontade do povo"

por RTP
"O dia 23 de junho mostrou que ninguém, nenhum indivíduo ou poder, pode interferir com a vontade do povo, nenhum político pode dar-se ao luxo de ignorar este facto" Murad Sezer - Reuters

Eleito no domingo, após a repetição da votação, o novo presidente da Câmara de Istambul considera que é preciso respeitar a democracia e que as recentes eleições foram um “teste”. Aquele que é já apontado como o maior adversário do Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, diz que “nenhum indivíduo ou poder” pode pôr em causa a democracia.

Em entrevista exclusiva à CNN Internacional, o vencedor das eleições para a câmara de Istambul pelo Partido Republicano do Povo disse, referindo-se indiretamente a Erdogan, que é necessário respeitar a democracia e que, caso alguém “decida não servir o povo”, será denunciado.

A vitória de Imamoglu no passado domingo foi considerada uma derrota para o Presidente da Turquia, cuja carreira política principiou em Istambul. Nos últimos 25 anos, o seu partido AKP (em português, Partido da justiça e Desenvolvimento) tem mantido uma posição quase hegemónica.

Em vários momentos, Erdogan defendeu que "quem vence Istambul vence a Turquia".

Para Ekrem Imamoglu, de 49 anos, estas eleições foram um “teste extraordinário” para a tradição democrática da Turquia e o candidato reeleito diz que o seu partido foi “aprovado no teste com sucesso”.

"O dia 23 de junho mostrou que ninguém, nenhum indivíduo ou poder, pode interferir com a vontade do povo, nenhum político pode dar-se ao luxo de ignorar este facto", disse Imamoglu. "Isto não é uma ameaça. É como as coisas deviam ser”, acrescentou.

O AKP contestou o escrutínio nas eleições municipais do passado mês de março em Istambul. Na repetição da votação, Ekrem Imamoglu reforçou os números que obtivera a 31 de março. Os cidadãos “de Istambul demonstraram a legitimidade da eleição e a eleição foi protegida. Ninguém será capaz de interferir nas eleições de tal forma novamente", referiu.

Relativamente ao conhecido slogan do Presidente da Turquia, Imamoglu diz que o que lhe “interessa é servir Istambul com sucesso e garantir que Istambul vença em troca".

Após a vitória, Erdogan felicitou o adversário através do Twitter: “Desejo que os resultados das eleições de renovação do Município Metropolitano de Istambul sejam benéficos para a nossa cidade de Istambul. A vontade nacional manifestou-se mais uma vez hoje. Felicito Ekrem Imamoglu, que ganhou a eleição, de acordo com resultados não oficiais”.


Assim que tomar posse na câmara de Istambul, Imamoglu pretende abrir inquéritos e investigar alegados casos de corrupção municipal, com o “escrutínio de empresas de auditoria com experiência internacional”. No entanto, diz que estas situações não dizem diretamente respeito a “Erdogan enquanto indivíduo”, mas que se “podem relacionar com o seu partido ou com os administradores do seu partido”.

Ekrem Imamoglu ganhou, pela segunda vez consecutiva, as eleições para a câmara de Istambul, com mais de 54 por cento dos votos. Para o candidato vencedor, "toda a Turquia ganhou a eleição, não apenas um grupo ou partido".
Tópicos
pub