Regime chinês corta acesso a rede social TikTok em Hong Kong

por Antena 1

Foto: Reuters

A rede social TikTok, de partilha de vídeos, vai deixar de ser utilizada pelos residentes em Hong Kong. É uma decisão tomada na sequência da entrada em vigor da lei de segurança nacional imposta pelo regime chinês.

A plataforma era muito popular entre os jovens. Outros gigantes da internet, como o Facebook ou o Twitter, já garantiram que vão respeitar a liberdade de expressão, recusando, por isso, responder aos pedidos de informações sobre os utilizadores, por parte das autoridades de Hong Kong.

Apesar das fortes críticas à nova lei de Segurança Nacional, que dá poderes reforçados à polícia como a realização de buscas sem mandado, a líder do Governo de Hong Kong não compreende a polémica.

Carrie Lam afirmou esta manhã que existem leis mais duras, noutros países, do que aquela que foi imposta.

A nova legislação, aprovada depois de uma onda de manifestações pró-democracia, prevê a punição de ativistas separatistas, ou ainda as ingerências externas no território autónomo chinês.

Recentemente, o Governo de Hong Kong ordenou aos diretores das escolas e professores que retirem o material pedagógico que possa violar a lei de segurança nacional.

Na reação, o secretário de Estado note-americano, Mike Pompeo, fala de um gesto de censura, que faz lembrar os romances de George Orwell.
pub