Reino Unido lamenta à Administração Trump polémica com embaixador

por RTP
Os memorandos do embaixador Kim Darroch foram divulgados no domingo Jonathan Ernst - Reuters

O Governo britânico lamentou esta segunda-feira a divulgação de memorandos do embaixador do Reino Unido em Washington nos quais o Presidente norte-americano surge descrito como “inepto” e “excecionalmente disfuncional”.

“Contactámos a Administração Trump para esclarecer que consideramos esta fuga de informação inaceitável”, declarou um porta-voz da primeira-ministra Theresa May.

“É, claramente, lamentável que isto tenha acontecido”, acrescentou.

Os memorandos do embaixador Kim Darroch foram divulgados no domingo pelo tabloide britânico Mail on Sunday e classificam Trump de “inseguro” e “incompetente”.
O Reino Unido diz querer apurar quem foi o responsável pela fuga de informação.
“Não acreditamos realmente que esta Administração vá tornar-se substancialmente mais normal, menos disfuncional, menos imprevisível, menos facciosa, menos desastrada na diplomacia e inepta”, escreveu Darroch.

O embaixador descreve ainda a Casa Branca como o palco de “cruéis lutas” e de “caos”.

Em relação à recente ameaça de bombardeamento no Irão, que o Presidente norte-americano cancelou por receio que tal pudesse causar a morte de 150 pessoas, o embaixador britânico considerou “mais provável que ele nunca tenha estado inteiramente decidido e que estivesse preocupado com o que esta aparente inversão das suas promessas de campanha de 2016 iria parecer em 2020”.

Em resposta, Donald Trump declarou que Darroch “não serviu bem o Reino Unido”. “Não somos grandes fãs desse homem. Poderia dizer coisas sobre ele, mas não me vou dar a esse trabalho”, afirmou no domingo perante os jornalistas
Tópicos
pub