Reino Unido. Polícia abatido por suspeito preso "choca" autoridades

por RTP
EPA

Um polícia britânico foi morto na madrugada desta sexta-feira por um suspeito detido na esquadra de Croydon, no sul de Londres. O incidente "chocante" foi comunicado pela polícia que garante que se trata de um caso único em anos.

O suspeito terá alvejado o agente no peito antes de atirar contra si próprio. O polícia foi socorrido no local e transportado para o hospital, acabando por morrer devido aos ferimentos. O suspeito, de 23 anos, também foi hospitalizado em estado grave com um ferimento de bala.

Foi aberto um inquérito e está a decorrer uma investigação para tentar "estabelecer as circunstâncias que envolveram este incidente", explicou em comunicado a chefe da Scotland Yard, Cressida Dick.

A polícia esclareceu ainda que um incidente que envolva tiroteios policiais é raro acontecer no Reino Unido e que não foi disparado qualquer tiro de uma arma policial durante esta ocorrência.

Segundo a BBC, o homem tinha sido levado para a esquadra de Croydon, por suspeita de homicidio e posse de armas, e o tiroteio aconteceu durante um interrogatório, por volta das 02h15 da manhã.

"Este é um incidente verdadeiramente chocante, no qual um de nossos colegas perdeu a vida nas circunstâncias mais trágicas. O meu coração está com a sua família, colegas diretos e amigos", acrescentou Cressida Dick.

Este é o primeiro agente morto a tiro em serviço nos últimos oito anos no Reino Unido. De acordo com o site da polícia britânica, nenhum agente perdeu a vida num tiroteio no ano passado nem desde 2012, sendo relatado que o último oficial da Polícia Metropolitana a morrer em serviço foi Keith Palmer, que foi esfaqueado num ataque terrorista na capital britânica em 2017.

"Uma investigação de assassinato está em decorrer e os agentes estão a trabalhar em várias possibilidades e cenários de crime para conseguir obter evidências e estabelecer os factos do que aconteceu", esclareceu ainda a chefe da Scotland Yard. "As primeiras indicações são de que o suspeito atirou em si mesmo, mas isso também ainda não foi confirmado".

O primeiro-ministro, Boris Johnson, reagiu entretanto no Twitter, apresentando "condolências à família, amigos e colegas" da vítima.


"Temos uma grande dívida para com aqueles que arriscam as suas vidas para garantir a nossa segurança", acrescentou.

Num comunicado, a ministra do Interior, Priti Patel, declarou-se "profundamente chocada e triste".

Também o prefeito de Londres, Sadiq Khan, disse que ficou "arrasado" com o tiroteio.

"O meu coração está com a família deste bravo oficial, que pagou o preço final por ajudar a manter os londrinos seguros. Incidentes trágicos como este são terríveis lembretes dos perigos que nossos policias enfrentam todos os dias", disse Khan no Twitter.


"Os meus pensamentos também estão com toda a família da Polícia Metropolitana, que eu sei que estará de luto pelo seu colega neste momento extremamente difícil. Continuo em contato próximo com a Comissária para oferecer a ela e aos nossos oficiais e funcionários do Metropolitan meu apoio".

O prefeito de Londres considera, no entanto, que era "importante não especular" sobre o incidente, mas que há motivo de "grande preocupação".

"O facto de um policia ser morto numa esquadra é uma fonte de grande preocupação, não apenas para a polícia, não apenas para nós, políticos, que somos encarregados de dar à polícia as ferramentas de que precisa, mas para todos", disse Khan, que se dirigiu-se às instalações policiais esta tarde e afirmou que a segurança das esquadras devia ser revista e podia haver "mudanças muito em breve".
Tópicos
pub