Reino Unido promete 50 milhões para segurança do canal da Mancha

por Jorge Almeida - RTP
Philippe Wojazer - Reuters

O Reino Unido e a França reúnem-se para tratar das questões da imigração e terrorismo. Apesar dos atentados nos dois países, é a primeira vez que se encontram os chefes das cinco agências secretas britânicas e francesas.

É a primeira visita de Emmanuel Macron ao Reino Unido como presidente francês. Numa cimeira de alto nível, vai discutir com Theresa May questões ligadas à segurança e ao combate ao terrorismo.

A primeira-ministra britânica deverá anunciar na cimeira a disponibilização de uma verba de 44,5 milhões de libras, o equivalente a cerca de 49 milhões de euros, para reforçar a segurança no canal da Mancha, avança a BBC.

O Reino Unido também se deverá comprometer a receber mais migrantes de Calais, especialmente crianças que não estão acompanhadas.

Na campanha presidencial do ano passado, Macron disse que pretendia renegociar o acordo Le Touquet de 2003, que estabelece que os migrantes ilegais que sejam apanhados a entrar no Reino Unido, regressem a França, onde a maioria fica em campos improvisados.

Migrantes em Calais, França, com a esperança de entrar no Reino Unido. Foto: Pascal Rossignol - Reuters

No âmbito da cooperação militar, sabe-se que o Reino Unido vai enviar três helicópteros Chinook para apoiar as tropas francesas no Mali que combatem o Estado Islâmico.

Em compensação, tropas francesas vão reforçar um contingente britânico que se encontra posicionado na Estónia, na fronteira NATO com a Rússia. Ameaça terrorista junta secretas
Apesar dos ataques terroristas que os dois países foram alvo nos últimos anos, que provocaram centenas de vítimas e da anunciada parceria no combate ao terrorismo, esta cimeira vai reunir pela primeira vez, os chefes das cinco agências secretas britânicas e francesas, domésticas e internacionais.

Os atentados terroristas em Paris em Novembro de 2015 provocaram 137 mortos. Foto: Christian Hartmann - Reuters

Neste primeiro encontro do grupo intitulado The Quint vão debater-se as lições retiradas dos atentados terroristas de Manchester, Londres, Paris e Nice.
Tópicos
pub