Resgatados oito tripulantes norte-coreanos de pesqueiro na costa nordeste do Japão

por Lusa

Tóquio, 24 nov (Lusa) -- Oito pescadores norte-coreanos que seguiam a bordo de um barco que alcançou a costa nordeste do Japão, alegadamente devido a uma avaria no motor, foram resgatados pelas autoridades, informou hoje o Governo japonês.

A embarcação de madeira e os tripulantes foram localizados pelas autoridades no porto da cidade de Yurihonjo, em Akita, após um telefonema, na noite de quinta-feira, de um morador da zona que viu "gente suspeita" a andar pela praia.

Os tripulantes resgatados, que se identificaram como norte-coreanos, explicaram que estavam a pescar quando o motor do barco avariou, tendo depois alcançado a costa, indicou o ministro porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga.

Relativamente à repatriação para a Coreia do Norte dos pescadores, Yoshihide Suga adiantou que esse processo vai ser colocado em marcha quando for concluída a investigação da polícia e em conformidade com os resultados da mesma, estando a ser analisada a hipótese de pesca ilegal.

Em 15 de novembro, a guarda costeira japonesa resgatou três pescadores norte-coreanos de um barco que naufragou no Mar do Japão, com 15 tripulantes a bordo.

Tóquio decidiu repatriar quase de imediato os três pescadores depois de terem expressado o desejo de voltar ao seu país.

Tópicos
pub