Resposta à pandemia e sustentabilidade dominam Cimeira Ibero-Americana

por RTP
Tiago Petinga - Lusa

O Presidente da República e o primeiro-ministro participam na XXVII Cimeira Ibero-Americana, que se realiza até quarta-feira em Andorra e tem como temas o combate à pandemia e o desenvolvimento sustentável. A reunião decorre em formato semi-presencial devido à pandemia. António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa estão entre os líderes que participam presencialmente.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, que estarão acompanhados pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, chegam a Andorra esta terça-feira ao fim da manhã, tendo logo no primeiro dia uma agenda intensa, que inclui um encontro com representantes da comunidade portuguesa no principado e um fórum empresarial.

Costa e Marcelo juntar-se-ão ao chefe de Governo de Andorra, Xavier Espot, ao Rei e ao primeiro-ministro de Espanha, Filipe VI e Pedro Sánchez, e aos presidentes da República Dominicana, Luis Abinader, e da Guatemala, Alejandro Giammattei.


Os restantes chefes de Estado dos países latino-americanos participarão nos trabalhos da cimeira por videoconferência.
Ana Isabel Costa, enviada especial da Antena 1

A comunidade ibero-americana é composta por 22 países, dos quais três europeus (Portugal, Espanha e Andorra) e 19 latino-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Cuba e República Dominicana).

A XXVII Cimeira, que inicialmente estava calendarizada para 2020, mas foi adiada devido à crise sanitária, tem como lema “Inovação para o desenvolvimento sustentável – Objetivo 2030. Ibero-Americana face ao desafio do coronavírus”.

Nesta cimeira, segundo fonte diplomática portuguesa, os chefes de Estado e de Governo ibero-americanos deverão adotar uma declaração de natureza política, denominada "Compromisso de Andorra", em matéria de Inovação e desenvolvimento sustentável, tendo em vista conferir maior operacionalidade ao programa de ação acordado.
A agenda "inadiável"

Esta segunda-feira, numa reunião que antecedeu a cimeira, ministros(as) do Ambiente de Espanha, Costa Rica, República Dominicana e Andorra defenderam que “a agenda meio ambiental Ibero-americana é inadiável”, destacando a importância que representa para a recuperação e o crescimento económico da região.

Ainda segundo a mesma fonte diplomática, durante a cimeira, deverão igualmente ser aprovadas três Iniciativas de cooperação ibero-americana, entre as quais uma proposta de Portugal sobre cidadania global para o desenvolvimento sustentável, assim como dezasseis comunicados especiais apresentados por Estados-membros desta organização e que abordam temas como o acesso equitativo e universal às vacinas contra a Covid-19.
A reunião plenária da XXVII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo tem início previsto para as 15h00 de Lisboa (16h00 em Andorra). No final dos trabalhos, o Presidente da República e o primeiro-ministro de Portugal darão uma conferência de imprensa conjunta às 20h00 de Lisboa.

Antes do início formal da cimeira, o primeiro-ministro português discursa na conferência sobre o tema "restaurar e fortalecer o sistema de saúde mundial para uma melhor resposta perante futuras pandemias" - um painel em que serão escutadas intervenções vídeo dos chefes de Estado do Chile, Sebastián Piñera, da Costa Rica, Carlos Alvarado, e de França, Emmanuel Macron.

Os líderes dos quatro países deverão discutir os ensinamentos deixados pela pandemia e quais as propostas para enfrentar o futuro, nomeadamente reformas nos sistemas de saúde que devem ser feitas com caráter urgente.

Na quarta-feira de manhã, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa terão uma série de reuniões bilaterais com os chefes de Estados e de Governo de Espanha, Andorra, República Dominicana e Guatemala.
Tópicos
pub