Tiroteio numa universidade russa faz vários mortos

por RTP

Um tiroteio numa universidade da cidade de Perm, no nordeste da Rússia, fez pelo menos seis mortos. Há ainda registo de vários feridos. O atirador foi identificado como um estudante de 18 anos que está hospitalizado.

As primeiras informações apontavam para oito mortos, mas o balanço foi mais tarde corrigido para seis vítimas mortais.

O autor do tiroteio foi identificado como sendo um estudante de Direito do primeiro ano, com 18 anos. Segundo avançou o Comité de Investigação russo à agência Reuters, o responsável pelo tiroteio está vivo e a ser tratado num hospital, o que vem contradizer uma declaração anterior da universidade de que o adolescente teria sido morto.
Alunos e funcionários da universidade barricaram-se nas salas de aula e a universidade recomendou que aqueles que conseguissem fugir o fizessem. Nas redes sociais circularam imagens de estudantes a saltarem das janelas do edifício para escaparem ao ataque.

Há ainda videos que mostram o atirador a chegar à universidade.


O presidente russo, Vladimir Putin, culpa estas ações pela influência dos Estados Unidos, com o efeito da globalização.
Segundo a agência Reuters, o atirador tinha publicado anteriormente nas suas redes sociais uma foto onde era visto com um capacete e a segurar uma arma. "Eu pensei sobre isto durante muito tempo, já se passaram anos e percebi que chegou a hora de fazer o que eu sonhei", escreveu o autor do tiroteio na sua conta de uma rede social, que acabou por ser eliminada.

O autor, de 18 anos, indicou que as suas ações não seriam motivadas por política ou religião, mas sim por ódio.

A Rússia tem em vigor duras restrições à posse de armas de fogo por civis, mas algumas categorias de armas estão disponíveis para compra para caça, desporto ou autodefesa, desde que os potenciais proprietários cumprar vários requisitos e passem por diferentes testes.

Os tiroteios, apesar de raros, tornaram-se mais comuns na Rússia nos últimos anos e este é o segundo maior tiroteio numa escola este ano. Em maio, um adolescente matou sete alunos e dois funcionários numa escola na cidade de Kazan. Esse foi o tiroteio mais mortífero em escolas na Rússia desde 2018, quando um estudante de uma universidade na Crimeia, ocupada pela Rússia, matou 20 pessoas e feriu outras 50.


Tópicos
pub