Rússia. Níveis de radiação 16 vezes acima do normal após explosão

por RTP
Reuters

Os níveis de radiação dispararam na cidade setentrional russa de Severodvinsk, perto do local onde, na semana passada, ocorreu uma explosão. Moscovo ordenou a evacuação temporária de uma base militar perto da localidade de Nyonoksa.

O Serviço Federal de Hidrometeorologia e Monitorização Ambiental (Rosgidromet) mediu os níveis de radiação na cidade de Severodvinsk, após a alegada explosão do motor de um foguetão, e avança que este acidente fez aumentar 16 vezes os níveis de radiação nos últimos dias, nesta zona do país.

A agência nuclear estatal da Rússia, Rosaton, disse que o acidente ocorreu durante um teste a um motor numa plataforma marítima no Mar Branco, provocando a morte a pelo menos cinco cientistas e ferindo outros três.

Inicialmente, o Ministério da Defesa da Rússia começou por negar qualquer alteração dos níveis de radiação. Contudo, no sábado, as autoridades russas admitiram que o acidente levou ao encerramento da base militar e das áreas próximas, a norte da Rússia, devido a um aumento da radioatividade no local.

As autoridades russas pediram à população de uma vila perto do local do acidente, Nyonoksa, que abandonasse o local, pelo menos enquanto decorria o processo de limpeza, alegando que a explosão provocou um pico de radiação na região.

“Recebemos uma notificação (…) sobre as atividades planeadas das autoridades militares. Nesse sentido, os residentes de Nyonoksa foram incentivados a deixar o território da aldeia a partir do dia 14 de Agosto”, disseram as autoridades de Severodvinsk, citadas pela Reuters.

Apesar da alteração de valores em Severodvinsk, a 40 quilómetros da base de testes de Nyonoksa, os níveis são muito pequenos para causar qualquer tipo de doença por radiação.

Entretanto, o serviço meteorológico estatal russo afirmou que a radiação na cidade de Severodvinsk atingiu níveis 16 vezes superiores.

Contrariando essa informação, as autoridades de Severodvinsk afirmam que os níveis de radiação só foram mais elevados do que o normal logo após a explosão e apenas durante 40 minutos.
Evacuação de Nyonoksa

Segundo avança a CNN, as autoridades russas terão cancelado a evacuação desta aldeia no norte da Rússia, perto do local onde ocorreu a explosão.

Uma vez que a base militar foi encerrada e as atividades nucleares foram suspensas, não há necessidade de evacuar os habitantes de Nyonoska esta quarta-feira, explicou o chefe do Departamento Administrativo da aldeia, Valery Mashenkov, citado pela agência russa TASS.

Embora as populações tenham sido inicialmente aconselhadas a abandonar as suas casas, a situação em Nyonoksa está normal, disse à TASS Irina Sakharova, vice-chefe de Severodvinsk.

"Tudo está calmo em Nyonoksa, a vida continua", disse segundo a TASS.

O aumento dos níveis de radioatividade, ainda que pareça ligeiro, pode indicar o envolvimento de combustível nuclear.

A verdade é que a explosão assustou as populações locais, levando a que as pessoas corressem às farmácias, nas cidades de Arkhangelsk e Severodvinsk, e esgotassem os stocks de iodo medicinal, químico usado para diminuir os efeitos da exposição à radiação.
pub