São Tomé e Príncipe. Presidente fala hoje à nação para "acalmar os ânimos"

por Lusa

São Tomé, 31 out (Lusa) -- O Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, fala hoje à nação, pela primeira vez após as eleições legislativas, para "acalmar os ânimos", tendo já garantido que o país "seguirá normalmente" o processo de formação de um novo governo.

O discurso de Evaristo Carvalho está previsto para as 10:30 locais (menos uma hora em Lisboa).

Numa nota enviada à Lusa, a assessora de comunicação do chefe de Estado são-tomense, informou que a mensagem de Evaristo Carvalho abordará "os últimos acontecimentos pós-eleitorais", recordando que as eleições legislativas "não deram maioria absoluta a nenhum partido concorrente, tendo gerado, desta forma, algumas situações que deixaram a população e o país em estado de tensão".

"Evaristo Carvalho tem estado atento a tudo quanto se tem registado nos últimos tempos e desta forma vem transparecer que não está aquém dos problemas", refere o documento.

Deste modo, acrescenta, "falará à população como forma de acalmar os ânimos e aguardar que todo o processo para formação de um novo governo se dê e que o país seguirá normalmente".

São Tomé e Príncipe realizou eleições legislativas, autárquicas e regional da ilha do Príncipe em 07 de outubro.

Quatro dias após as eleições, o Presidente são-tomense anunciou, em declarações à imprensa, que irá chamar a Ação Democrática Independente (ADI, partido no poder), que venceu as eleições com maioria simples, no respeito da Constituição.

O chefe de Estado acrescentou, na ocasião, ter já definido "as diligências" que vai efetuar logo após a formação da nova Assembleia Nacional (parlamento), que deverá tomar posse a 22 de novembro, e que poderão passar ou pela "recondução do atual governo ou a formação de outro", reiterando que vai "seguir os trâmites constitucionais legais em vigor".

Na sexta-feira, Evaristo Carvalho recebeu representantes da oposição, que lhe entregaram um dossiê contendo o acordo de incidência parlamentar, as 28 subscrições dos mandatos da oposição e a declaração do entendimento entre as duas formações políticas, assinada na semana passada.

A Ação Democrática Independente (ADI), partido no poder, venceu com maioria simples, conquistando 25 dos 55 assentos parlamentar e reclama a formação de um governo de base alargada.

O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP) foi o segundo partido mais votado, com 23 assentos, e assinou um acordo de incidência parlamentar com a coligação PCD-MDFM-UDD, que obteve cinco assentos, e assim obtém a maioria absoluta de 28 deputados, com os quais pretendem formar governo.

O Movimento de Cidadãos independentes que concorreram para as legislativas apenas no distrito de Caué obteve dois assentos.

Tópicos
pub