Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

São Tomé. PM diz que apuramento de votos decorreu sob "pressão jamais vista"

por Lusa

Lisboa, 19 out (Lusa) -- O atual primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, considerou hoje que o Tribunal Constitucional apreciou os votos das legislativas de 07 de outubro sob "uma pressão jamais vista", mas garantiu que o seu partido, vencedor das eleições, não vai contestar os resultados.

"Consideramos que este processo foi particular. As coisas começaram bem e acabaram mal", comentou, em entrevista à Lusa, em Lisboa, o governante e líder da Ação Democrática Independente (ADI), que venceu as eleições com maioria simples (25 em 55 deputados).

Dois dias após as eleições, o ADI acusou a oposição de ter praticado "fraude eleitoral" e pediu ao Tribunal Constitucional a verificação dos mais de 2.000 votos nulos e brancos, superior à diferença de votos expressos (cerca de 1.200) entre a ADI e o líder da oposição, Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD).

"O Tribunal Constitucional, os magistrados, a partir do momento em que começámos o apuramento geral, estiveram debaixo de uma pressão jamais vista, muita violência, muitas ameaças, uma atitude que tirou tranquilidade e credibilidade ao trabalho dos juízes-conselheiros, que, no caso dos votos nulos é um trabalho de apreciação", considerou Patrice Trovoada.

Os juízes, disse, "estavam a trabalhar debaixo de ameaças e insultos, pneus que estavam lá prontos a serem incendiados, caixotes de lixo, grupos organizados de delinquentes, e com uma grande promiscuidade, com a presença de líderes políticos da oposição", referiu.

Nos últimos dias, dezenas de pessoas mantiveram-se junto ao edifício do Tribunal Constitucional, na capital são-tomense, num ato que, para o chefe do Governo, "a oposição fomentou, organizou, responsabilizou-se".

"Não se pode falar de um apuramento que foi feito em condições ideais, de liberdade, de transparência", referiu.

No entanto, o ADI não vai contestar os resultados: "O país tem de seguir para a frente", justificou.

No dia seguinte às eleições, uma concentração contra a alegada recontagem de votos na comissão eleitoral do distrito de Água Grande originou tumultos e obrigou à intervenção da Polícia de Estado (`ninjas`), que recorreu a tiros, granadas de fumo e gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes, que responderam atirando pedras e garrafas de vidro. Na altura, a ADI e o Governo responsabilizaram a oposição sobre os incidentes.

"Ao longo dos dias, estivemos a observar as pessoas que estavam a participar nesses atos de violência. O país é pequeno. Notámos distintamente dois grupos: um grupo de delinquentes, que nós todos conhecemos, e depois pessoas ligadas à cúpula da direção dos partidos [da oposição] e os seus amigos e familiares. Não sentimos o povo na rua. [Eram] sobretudo, militantes muito próximos da cúpula, não militantes de base", afirmou hoje Patrice Trovoada à Lusa.

Para o líder da ADI, trata-se da "manifestação de um grupo de pessoas que, por uma razão ou outra, se sentiram excluídas do poder, e reclamam, de facto, o poder".

"O ADI tem uma preocupação de governar São Tomé e Príncipe, a oposição tem uma preocupação de chegar ao poder", criticou.

Patrice Trovoada considerou que "se o ADI tivesse perseguido o povo são-tomense, veríamos o povo na rua", mas "não há".

"Isso é o fruto de um país em que tudo e todos dependem extremamente do aparelho público, do Estado, e quando se perde o poder, se perdem as posições no Estado, não se tem muito por onde virar, então essa necessidade de se ter o poder", comentou.

O governante instou os políticos a "olhar para a realidade".

"Não temos uma população na rua, temos uma população que votou, mandou um sinal e está a observar a classe política. Não se envolveu nas violências, ficou surpreendida, e olha para aquilo como sendo um confronto entre os políticos", disse.

Patrice Trovoada deixa ainda um aviso: "Uma vez passado o confronto entre os políticos, o povo quer pão, água, luz, salários pagos. Se [os políticos] não compreenderem isso, aí sim, o povo irá manifestar-se, de uma maneira ou de outra".

Tópicos
pub